Tem apenas 23 anos mas, no seu currículo, já conta com desfiles para as principais casas de moda e campanhas publicitárias ao lado de atores de renome, como é o caso de Jamie Dornan, o protagonista da trilogia erótica "As cinquenta sombras de Grey". Nascida em Dedemsvaart, nos Países Baixos, há 23 anos, Birgit Kos, que atualmente reside em Zurique, na Suíça, tinha apenas 15 anos quando foi descoberta por dois funcionários de uma agência de manequins.

Na altura, depois de a conhecer pessoalmente, o responsável pela empresa não quis contratá-la, alegando que tinha "as ancas demasiado largas". Em 2010, representou a Holanda no concurso internacional Elite Model Look e foi convidada a integrar as fileiras da agência Elite Model Management em Amesterdão. Já deu a cara e o corpo por marcas e criadores como Hugo Boss, Giorgio Armani, Miu Miu, Calvin Klein, Lanvin, Tom Ford, Roberto Cavalli e Massimo Dutti.

Em entrevista exclusiva à revista feminina portuguesa Saber Viver, a manequim holandesa, que foi descoberta acidentalmente num centro comercial enquanto andava às compras com os pais e que é considerada uma das 50 melhores modelos da atualidade, fala da carreira, dos sonhos que já concretizou e das ambições que ainda tem. "Eu gostava de me focar mais na representação no futuro porque, nessa área, não existe um limite de idade para trabalhar", admitiu já Birgit Kos.

Nunca houve tantos manequins como atualmente. O que acha que a diferencia das restantes modelos?

Gosto de pensar que é a minha personalidade e que trago boas energias para o trabalho. Gosto de fazer a equipa rir e de trazer diversão para o local de trabalho.

O que é que foi descobrindo sobre si ao longo da sua carreira?

Fiquei a conhecer muito bem o meu corpo. Esse é um dos aspetos positivos de ser modelo.

Qual foi o melhor truque de beleza que aprendeu?

A iluminar o rosto de forma a conseguir dar um brilho saudável à pele.

O que é que anda sempre consigo na carteira?

Apenas o essencial, um bálsamo labial, um máscara de pestanas, um creme de rosto e o meu frasco de Boss The Scent, o perfume pelo qual dei a cara.

Existe algum aroma que lhe lembre um momento importante?

O cheiro do meu pai é muito importante para mim. Transporta-me sempre para a minha infância...

O que pensa sobre o perfume Boss The Scent?

A fragrância é construída numa base aditiva de cacau absoluto, que tem um charme irresistível. Acredito que é um aroma intemporal.

Do que é que gosta em particular nessa fragrância?

Tem imensa densidade e profundidade, mas tem simultaneamente um aroma fresco. Gosto do twist afrodisíaco no perfume original e, claro, da base de cacau.

Como foi trabalhar com Jamie Dornan?

Foi fantástico... Não poderia pedir melhor pessoa para trabalhar! Ele é muito terra a terra. Tem uma energia fantástica e fez com que tudo parecesse natural e fácil. Aprendi imenso com ele...

Que conselho daria a si própria se se pudesse cruzar consigo quando tinha 14 anos?

Sê feliz e mantém-te verdadeira...

Já tem o seu trabalho de sonho ou ainda tem sonhos por concretizar?

Um dos meus trabalhos de sonho era trabalhar numa campanha de perfumes. Já o realizei! Agora, preciso de estabelecer um novo sonho. Adorava trabalhar numa campanha de beleza...

Birgit Kos em entrevista exclusiva.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.