Não há nada melhor do que viver ao ar livre. Já se esqueceu dos seus dias de infância passados na rua ou das suas aventuras durante as férias? Desde as esplanadas para os menos activos até aos desportos radicais, há sempre uma rua que serve os seus gostos.
Salte do sofá. Não precisa de equipamento complicado, é só transferir a sua vida para a rua, mesmo que o máximo de exposição ao ar livre que a sua casa proporcione seja... uma varanda.
Pode não servir para nada no Inverno mas, se a sua varanda for aberta, pode e deve aproveitá-la nos dias em que está bom tempo. Invista numas cadeiras com ar de
praia e monte aí o seu quartel-general.
Vista-se a preceito, de calções e t-shirt e equipe-se com um refresco, um cocktail ou um prato de fruta.
Leia o jornal ou um livro como se estivesse na esplanada e, mesmo se tiver de trabalhar, irá custar-lhe muito menos. Sempre que possível, passe a fazer as suas refeições na varanda, vai ver que até o espírito familiar sai recompensado, especialmente se todos ajudarem na preparação, do pequeno-almoço ao jantar.
Apostem em comidas ligeiras, como saladas, com muitos legumes e fruta, peixe, gambas ou atum em conserva, sumos naturais e fruta de sobremesa. Não só dão menos
trabalho a preparar, como fazem bem à linha.
Jardim-sala
Se tiver a sorte de ter jardim, transforme-o numa sala de estar. Uma mesa para as refeições, cadeiras confortáveis e um guarda-sol e está pronto. Para a noite, decore o seu
jardim com velas, colocando-as dentro de suportes protegidos do vento, conseguindo a
atmosfera perfeita.
Se tiver piscina, tenha especial cuidado com crianças, investindo, para além da vigilância constante, em protecções especiais, como uma grade com, pelo menos, 110 centímetros de altura (para saber mais consulte www.apsi.org.pt).
Plantar um jardim e vê-lo crescer é recompensador. Quem diz um jardim diz uma hortinha, um bocado de relva ou um vaso na varanda de casa. Se tiver filhos, ainda melhor.
Deixe-os aprender os efeitos da água e do sol nas plantas, a necessidade de dar atenção e cuidar destes seres vivos silenciosos e aquilo que nos dão em troca, como um ambiente mais puro.
Nada é outra das coisas boas que pode fazer no jardim, especialmente se for numa
espreguiçadeira. Pegue na sua colecção da saber viver e ponha em dia a leitura dos artigos que ainda não teve tempo para ler.
Praia em movimento
Agosto já lá vai mas, este mês, ainda pode fazer praia. Toda a gente sabe o que é preciso levar para o areal: protector solar, água, toalha, óculos de sol, uma revista ou um livro, chapéu e guarda-sol, raquetes, bola e um lanchinho. No entanto, não fique a tostar na toalha, vá dar um mergulho, um passeio ou uma corrida, dê uso às raquetes ou jogue à bola.
Transfira os seus exercícios do ginásio de atmosfera controlada para a praia. Reforce a protecção solar periodicamente e não se esqueça que, especialmente se estiver com os seus filhos, deve fugir da praia entre as dez e as 16 horas.
Com 800 km de costa, em Portugal é fácil e rápido chegar a uma praia. Opte pelas de bandeira azul, o que representa boa qualidade da água, informação, educação e gestão ambiental, equipamentos e acessos apropriados.
Desporto na rua
O bom tempo presta-se a exercício físico ao ar livre. Qualquer que seja o seu desporto, há um local para o fazer no exterior. Se é amigo da passadeira, vá andar ou correr nos passeios marítimos e, se no ginásio usa a bicicleta estática troque-a pela bicicleta verdadeira e vá conhecer os trilhos espalhados pelo país.
Faça algo que nunca fez antes: desça um rio em canoa ou aprenda a fazer escalada. Escolha o meio que pretende explorar — ar, terra ou água — e siga as sugestões e actividades que encontra aqui. Ideias não faltarão!
Dias divertidos
Esteja onde estiver, eis algumas actividades simples que os mais pequenos adoram:
Campo
- Tratar dos animais
- Plantar uma flor
- Apanhar fruta da árvore
- Tentar descobrir o nome das flores
- Dar um passeio de pónei, de cavalo ou até de burro
- Visitar o centro da aldeia
Cidade
- Fazer biscoitos de todas as formas, feitios e sabores
- Escolher a fruta e legumes no mercado
- Explorar o castelo da cidade como se vivesse no tempo dos reis
- Andar de autocarro ou metro e ser ele a validar o bilhete
- Fazer uma festinha com os amigos
- Criar obras de arte com colagens e desenhos e organizar uma exposição
Praia
- Pintar as pedras e conchinhas da praia
- Fazer castelos na areia
- Aprender a nadar com barbatanas
- Ver os peixinhos com óculos de mergulhar
- Fazer um campeonato de futebol na areia
- Contar os barcos no horizonte
Texto: Joana Andrade
Comentários