A empresa norueguesa de arquitetura e design Snøhetta foi a escolhida para orientar uma das obras mais ambiciosas quanto ao impacto ambiental, tratando-se de um hotel sustentável sobre um glaciar no norte do Círculo Polar Ártico. Na proposta final, a firma escandinava superou-se ao apresentar conceitos inovadores ecológicos.
O Svart - em homenagem ao glaciar Svartisen - será erguido no norte da Noruega, sendo o primeiro hotel 'powerhouse' do mundo, ou seja, conseguirá gerar mais energia do que aquela que consumirá. De acordo com o site My Modern Met, o Svart “terá uma taxa de consumo de energia 85% menor do que a dos hotéis tradicionais”. Tudo isto só será possível devido a uma profunda pesquisa e um desenho minucioso por parte da Snøhetta.
“Construir algo num ambiente tão frágil obriga-nos a algumas restrições para preservar a beleza natural, assim como a fauna e flora local. Pareceu-nos importante desenhar um hotel sustentável, com o mínimo de impacto ambiental nesta paisagem fantástica nórdica”,disse Kjetil Trædal Thorsen, sócio fundado da empresa de arquitetura.
Svart ficará sobre as águas do fiorde de Holandsfjorden e sua forma, em nave espacial, oferecerá vistas panorâmicas da espetacular paisagem nórdica. Apesar de se tratar de uma construção contemporânea, ela é inspirada nas casas temporárias utilizadas pelos pescadores locais. Além disso, as vigas em arco, submersas nas águas do Ártico, assemelham-se a um fiskehjell, uma estrutura de madeira usada para secar o peixe.
Mantendo a sua linha ecológica, os hóspedes apenas conseguirão aceder o hotel de barco, contudo, existem projetos para a colocação de ferry alimentado por energia renovável desde a cidade de Bodø. Os painéis solares colocados na parte superior do hotel ficarão alinhados com os raios solares para maior geração de energia, enquanto os poços geotérmicos irão absorver o calor do chão para o aquecimento. Todos os quartos, terraços e o restaurante foram estrategicamente projetados para aproveitar as sombras nos meses de verão.
Programado para abrir em 2021, Svart é apenas o primeiro de muitos edifícios Powerhouse que a Snøhetta pretende construir no futuro.
Comentários