Para os portugueses, verão é quase sempre sinónimo de praia e, para a maioria, isso significa rumar ao litoral e aproveitar o extenso areal que temos em toda a costa. Se este ano quer primar pela diferença, troque o mar pelos rios que percorrem o país e experimente fazer férias nas praias e piscinas fluviais. As vantagens são muitas e surpreendentes. Não só vai fugir de filas intermináveis como vai ter facilidade em estacionar o carro.
Tem ainda a vantagem de estar rodeado pelo verde da natureza, desfrutando de sossego, acalmia e tranquilidade. Existem cerca de 1.230 quilómetros de costa no território continental de Portugal mas as praias portuguesas não se restringem apenas às de mar. As praias e piscinas fluviais também convidam a mergulhos revigorantes e retemperadores. Descubra as nossas praias de água doce preferidas:
1. Praia fluvial da Aldeia do Mato
A albufeira da barragem de Castelo de Bode, nos arredores de Tomar, a cerca de uma hora e meia de Lisboa e de Coimbra, surpreende pela beleza da paisagem. A poucos quilómetros, fica a praia fluvial da Aldeia do Mato, uma das poucas praias da zona que exibe regularmente a bandeira azul. Uma estrutura de metal e ferro colocada sobre as águas criou uma piscina artificial em pleno leito do Rio Zêzere. Localizada já no concelho de Abrantes, foi um dos cenários de uma das temporadas da série de televisão «Morangos com açúcar»
2. Praia fluvial de Congida
A paisagem envolvente é deslumbrante. A praia fluvial de Congida, em Freixo de Espada à Cinta, é um dos locais onde pode desfrutar de momentos inesquecíveis. Estrategicamente situada numa das margens do Rio Douro, usufrui das aguas calmas proporcionadas pela albufeira da barragem de Saucelle. Dispõe de diversas infraestruturas, nomeadamente um parque de merendas, um parque infantil, piscinas municipais, uma piscina fluvial, um bar com esplanada à beira rio e ainda várias zonas de sombra.
3. Praia da albufeira da Tapada Grande
A praia da albufeira da Tapada Grande, em Mértola, é uma praia natural com um grande areal. Inserida no complexo da antiga Mina de São Domingos, atrai anualmente milhares de visitantes. Além de disponibilizar o acesso gratuito à internet, através de Wi-Fi, a todos os utilizadores, dispõe ainda de um café/restaurante com esplanada, estacionamento gratuito e aluguer de canoas. Nos meses de verão, há exibições de cinema no anfiteatro que existe nas imediações.
4. Praia fluvial do Pego Fundo
Em, em Alcoutim, em pleno Algarve profundo, a praia fluvial do Pego Fundo é uma praia algarvia bem mais calma do que as que está habituado naquela zona. Desfrute de um mergulho em sossego num contexto singular, nas margens do Rio Guadiana e com vista para Espanha. Uma pequena represa construída num braço da ribeira de Cadavais forma um caudal de águas pouco mexidas, de temperaturas agradáveis, à beira das quais se pode passar um dia de refrescante descontração.
5. Praia fluvial do Carvoeiro
Carvoeiro, em Mação, é um local marcante. O espelho de água e a piscina para crianças da sua praia fluvial estão rodeados por pinheiros. A mancha florestal verde relaxa e impressiona. Pertencente ao distrito de Santarém, está toda de condições surpreendentes e muito apelativas. Esta praia fluvial regularmente galardoada com a bandeira azul, um lugar calmo onde pode desfrutar do silêncio, da paz, do ar puro, ler um livro e conviver, está também classificada como praia acessível a pessoas com deficiência.
Veja na página seguinte: Outras praias fluviais a integrar no seu roteiro
6. Praia fluvial da Louçainha
A praia fluvial da Louçainha, em Penela, é composta por uma piscina para crianças e outra para adultos, além de um restaurante panorâmico. Adaptada da represas naturais da Ribeira da Azenha e escondida entre o denso verde da Serra do Espinhal, o espaço balnear tem quase lotação esgotada nos meses de verão. Neste refúgio fluvial em plena montanha, existe também um restaurante/bar com vista panorâmica.
7. Praia fluvial de Valhelhas
Em Valhelhas, na Guarda, pode usufruir das águas tranquilas do Rio Zêzere e desfrutar da paisagem da Serra da Estrela. Situada em plena paisagem serrana, entre a Covilhã, Manteigas e a Guarda, a praia fluvial de Valhelhas dispõe de parque de campismo, de um parque de merendas e de bares de apoio, entre outras facilidades. Em agosto, habitualmente, costumam receber espetáculos musicais e atuações de bandas.
8. Praia fluvial do Pego de Penha Garcia
Localizada em Idanha-a-Nova, tem uma paisagem ímpar e imponente. Trata-se de uma piscina natural inserida no parque natural Geopark Naturtejo. A praia fluvial de Pego de Penha Garcia é constituída por uma piscina formada por um açude no seio do Parque Icnológico de Penha Garcia, rodeado por estratos com fósseis com cerca de 480 milhões de anos. Trata-se de uma zona balnear quase selvagem, atravessada pelo percurso pedestre da Rota dos Fósseis. A descobrir urgentemente!
9. Praia fluvial de Fisgas de Ermelo
A raia fluvial de Fisgas de Ermelo, em Mondim de Basto, é conhecida por ter a mais bela cascata de Portugal que se estende por 200 metros. É neste local que o Rio Olo, que nasce no Parque Natural do Alvão e que vai desaguar em Fridão, concelho de Amarante, se precipita numa paisagem paradisíaca, que é o cenário perfeito para refrescar o corpo e a alma nos dias de calor. As águas da cascata desnivelada, que se estende por 200 metros, correm sobre troços cavados ao longo dos milénios da sua existência pelo passar calmo, mas perseverante, da corrente do rio
10. Praia fluvial de Loriga
Loriga, em Seia, é a praia ideal para quem é um verdadeiro amante da natureza e do desporto de aventura. As águas limpas e transparentes convidam a sentir toda a frescura e pureza dos ares serranos. Localizada num contexto ambiental de excelência, pertencente ao Parque Natural da Serra da Estrela, a praia fluvial de Loriga é um santuário para os amantes da natureza, do ambiente, da calma e da serenidade, onde ainda são visíveis os vestígios deixados pelo glaciar que abriu o Vale de Loriga. Foi uma das finalistas das «7 Maravilhas – Praias de Portugal», na categoria de praias fluviais.
11. Praia fluvial da Pampilhosa da Serra
Situada na sede de concelho, a praia fluvial de Pampilhosa da Serra é, hoje, «um dos seus maiores postais ilustrados», como descreve o site da autarquia local. «As águas límpidas e cristalinas do rio unhais proporcionam banhos refrescantes e momentos de diversão a todos quantos nelas mergulham», pode ler-se ainda. Esta praia acessível, que também dispõe de um estabelecimento de restauração de apoio, é anualmente palco do evento Seaside Sunset Sessions, patrocinado pela marca de calçado que lhe dá nome.
12. Praia fluvial da Castanheira
Também conhecida como Lago Azul, localizada na albufeira de Castelo de Bode e rodeada por uma mancha de área florestal relaxante, a praia fluvial da Castanheira oferece excelentes condições para usufruir da época balnear. Com uma piscina flutuante, é o cenário ideal para diversos desportos náuticos. A lista inclui passeios de caiaque, gaivota, windsurf e outras atividades. Durante a época balnear, oferece cerca de 10 horas de sol. Dispõe de vigilância, posto de socorros, sanitários e acesso a deficientes.
Veja na página seguinte: 3 praias de mar com características das praias fluviais
3 praias de mar com características das praias fluviais
Se não consegue voltar as costas às ondas do mar, revelamos-lhe ainda três praias banhadas pelo Oceano Atlântico que ainda são um paraíso por explorar, até porque estão localizadas em verdadeiros paraísos com um azul a perder de vista:
- Praia do Barranco
A praia do Barranco, em Sagres, é um local que deve conhecer. Conhecida pelas suas águas calmas, o acesso faz-se a partir da Aldeia da Raposeira. Apesar de ser uma praia de mar, reúne muitas das características das praias fluviais.
- Praia da Ribeira do Cavalo
A praia da Ribeira do Cavalo, em Sesimbra, tem água cristalina e faz lembrar as Caraíbas. Tentador, não? Apesar de ser uma praia de mar, a sua envolvente deslumbra quase tanto quanto as praias fluviais tradicionais.
- Praia do Canto Marinho
A praia do Canto Marinho, em Viana do Castelo, é outra praia que deve conhecer. Apesar de ser uma praia de mar, consegue ser (quase) tão tranquila como uma praia fluvial, sobretudo nos dias de semana.
Comentários