A Thermor Portugal deixa-lhe 10 dicas para manter a sua casa fresca durante o verão.

1. Feche a casa: durante o dia, em que o ar exterior está elevado e o sol aquece todas as superfícies que toca, o melhor conselho, com ou sem ar condicionado interior, é sempre fechar janelas, estores e persianas. Esta medida impede o ar quente de entrar, conserva a temperatura interior de paredes e chão, e arrefece consideravelmente as casas. Quer arejar a casa? Aproveita a noite para o fazer e, melhor ainda, a madrugada quando tudo está mais fresco e o sol ainda não nasceu.

2. Feche as portas das divisões. Impede com isto que o ar fresco de uma divisão se perca para outras, deixando-as todas homogeneas de temperatura, mas quentes. Abra sim as portas e as janelas durante o período noturno para favorecer a circulação do ar, mais fresco quando o sol se põe, o que leva ao arrefecimento da casa.

3. Evite os cozinhados de forno. O forno aquece bastante uma cozinha e o seu calor demora muito tempo a passar principalmente em dias quentes. Se o ligar para um cozinhado, aumentará automaticamente alguns graus à sua casa. Evite e opte por refeições mais leves e frescas, que o vão ajudar a arrefecer-se a si próprio.

forno
créditos: Pixabay

4. Evite comidas pesadas e que irão exigir maior esforço na digestão e aumentar a sua temperatura corporal, beba muitos líquidos, não faça exercício em casa nem tarefas que aqueçam a si nem o ambiente, como o passar a ferro ou aspirar.

5. Coloque toldos, nas janelas e portas, estores duplos ou janelas duplas, e aposte em piso flutuante, em vez de pavimento ou mosaico, que aquecem mais e imanam mais calor. Torne a sua casa energeticamente eficiente.

6. Evite fontes de calor, sejam televisores ligados, aparelhagens, computadores ou outras fontes de calor. Se não está a usar o seu computador mas precisa de o manter ligado no escritório de casa, desligue o monitor, para que mais do que ficar em standby, fique desligado e assim sem produzir calor excessivo.

7. Nos quartos, e porque a hora de deitar é fundamental para poder recuperar energias, não se esqueça que como indica a física, o ar quente é mais leve e sobe, logo, aposte em camas menos altas, coloque as suas crianças, caso durmam em beliche, a dormir no chão, use lençóis de algodão, arrefeça-os previamente, deixe as janelas abertas ainda que com proteção contra melgas e mosquitos ativo.

cama
créditos: Pixabay

8. Ao ligar as ventoinhas não se esqueça sempre de verificar a posição das pás de forma a que possam empurrar o ar frio para baixo e o ar quente para cima.

9. Aposte na climatização. Um sistema de climatização, seja um apartamento ou uma moradia, com certificação e garantia de qualidade energética, cuidado e respeito pelo meio ambiente e que lhe garantem ao longo de todo o ano um conforto inigualável. Os sistemas de aerotermia são disso exemplo e uma boa prática que recorre ao recurso natural ar para fornecer energia térmica de arrefecimento (e aquecimento, para o inverno).

10. Aproveite para andar descalço, e com pouca roupa. Existem múltiplos benefícios de andar descalço e todos eles vão ajudar a arrefecer o seu corpo e a sentir-se melhor.

descalço
créditos: Pixabay