A medida beneficiará todos os professores e alunos de Portugal Continental e das Regiões Autónomas, independentemente das suas escolas serem adotantes de manuais das editoras da LeYa Educação - ASA, Texto e Gailivro.

Docentes e educandos afetados pelo encerramento dos seus estabelecimentos de ensino voltam, assim, a ter acesso aos manuais escolares e recursos digitais disponíveis na plataforma de ensino Aula Digital.

O acesso à Aula Digital permite que todos os professores atribuam tarefas, testes e quizzes, possibilita o envio de recursos e de feedback personalizado aos alunos, garantindo uma continuidade do trabalho que estava a ser desenvolvido presencialmente nas salas de aula.

Estão também disponíveis, no site, recursos úteis para os diferentes cenários de ensino-aprendizagem, como roteiros de implementação, tutoriais, planificações, webinares, partilha de experiências e muito mais.

Como aceder e usufruir?

O acesso à Aula Digital é feito mediante “login” na plataforma, bastando para isso que os alunos se registem, caso ainda não o tenham feito. Para se poder aceder gratuitamente a todos os conteúdos, está disponível uma opção “Oferta escolar” na qual o aluno deve preencher os campos apresentados e ativar o serviço gratuitamente.

Para os alunos do ensino privado e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira não será necessário ativar a “oferta escolar”, estando os recursos automaticamente disponíveis.

Os professores podem partilhar recursos com os alunos através do módulo “As minhas salas”, sendo apenas necessário que o professor crie a sua “sala” e notifique os alunos por email para acederem à sala criada.

Uma vez criado este elo de comunicação, o professor pode enviar vídeos, animações, fichas, sínteses ou mesmo testes interativos, e esclarecer dúvidas e dar feedback aos seus alunos através do Mural de Comunicação disponível na plataforma.