Ao longo de cinco meses, a cultura, a gastronomia, as tradições, os costumes, o património, as lendas e os mitos de cada uma das 12 localidades que integram a rede de Aldeias Históricas de Portugal, dão mote ao ciclo “12 em Rede - Aldeias em Festa”.

Uma dúzia de eventos que, de acordo com a entidade organizadora, “estão a ser preparados para a participação presencial de público, ainda que mantendo a aposta no live streaming, que se revelou um sucesso em 2020”.

O programa cultural assenta em animações diversas, como visitas teatralizadas, workshops, novo circo, música e a componente gastronómica.

À semelhança das edições anteriores, como ponto de partida de cada evento estará sempre algo que pertence à memória coletiva de cada aldeia, como uma personagem, uma lenda ou um conto tradicional, um acontecimento histórico ou um elemento patrimonial.

Desta forma, o ciclo de 12 eventos arranca a 5 de junho em Trancoso com o tema “Bandarra, o sapateiro contador de histórias e futuros”. A 19 de junho, Castelo Novo, recebe o tema “A fonte da Gardunha” e, mais tarde, no mesmo mês, a 26, será a vez de Castelo Mendo apresentar “D. Mendo, a donzela que se fez varão”.

Por seu turno, Sortelha, acolhe a 3 de julho, a iniciativa “Beijo sem fim”. Já a 10 de julho, Belmonte contará com o tema “Por terras de Cabral”. A 17 de julho, Almeida acolhe “Do convento à rodas dos expostos. Almeida 1843”. A fechar o mês de julho, a 31, Linhares da Beira, apresenta “Dona Lopa e o segredo revelado”.

A 28 de agosto, Castelo Rodrigo será palco para “Exodus”. Setembro levará, a 18, a festa à aldeia de Marialva com “Mulheres de Marialva”. A 28 do mesmo mês, Piódão acolhe “A estrada real”. Em outubro, no dia 30, Idanha-a-Velha recebe “Nas terras do Rei Wamba…há pão”. Finalmente, a 6 de novembro, Monsanto recebe “Histórias da aldeia: entre a noite a madrugada”.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.