Aveiro é daquelas cidades que muito bem se ajeita ao bilhete-postal. A localidade coopera com os fotógrafos, mesmo os menos dotados, na hora de captar aquela imagem que vai brilhar no álbum de memórias. Oferece ao visitante o garrido das embarcações tradicionais, os moliceiros, a placidez das águas dos canais, a harmonia das fachadas que conciliam a traça tradicional, típica de lugar piscatório, com a feição mais burguesa de alguns exemplares da Arte Nova portuguesa. Um quadro que se compõe com a alvura das salinas, embora hoje em número diminuto face ao passado pujante na produção de sal. Aveiro argumenta, também, no que respeita à mesa. E neste particular, não há como fugir ao peixe e marisco e, à referência óbvia, os Ovos Moles de Aveiro (I.G.P.).

É a pretexto destas artes da mesa que nos sentamos com o chefe Daniel Matias, o maestro de uma equipa de 11 profissionais que opera no Restaurante do Lago, no hotel Meliá Ria Hotel & Spa, um quatro estrelas. Uma conversa que decorre no recentemente remodelado restaurante. Como pano de fundo deste palco onde se come cozinha regional, embora com cambiantes internacionais, temos o Lago da Fonte. As janelas amplas do restaurante enquadram o espelho de água onde desemboca um dos grandes canais de Aveiro. Ali mesmo, encostado ao hotel, um cais de embarque para os moliceiros A poucas dezenas de metros, um testemunho pujante das cerâmicas aveirenses, a Fábrica Jerónimo Pereira de Campos, hoje convertida no Centro Cultural e de Congressos.

Dianel acusa algum cansaço. Na noite anterior coordenou um jantar para 200 comensais. Nada menos do que a festa que assinalou a reabertura do hotel após seis meses de obras de remodelação que visaram requalificar os espaços interiores. A intervenção, orçada em um milhão de euros, incidiu nos quartos, restaurante, bar, lobby, health club & spa e salas de reunião. Já lá iremos.

Por agora queremos conhecer a cozinha deste chefe de 29 anos, um filho da terra. Nasceu em Vagos, um concelho vizinho ao de Aveiro. Conta-nos: “aos 15 anos fui para a Escola de Hotelaria de Coimbra. No início virava-me mais para a pastelaria, gostava muito de fazer bolos. No 2º ano do curso fiz o meu estágio no Hotel Vila Lara, no Algarve. Estávamos em 2004, apanhei uma equipa muito boa”. Com o curso terminado, Daniel Matias retorna à sua região e integra como cozinheiro a equipa do Meliá Ria Hotel & Spa. Volvidos dois anos Daniel já estava a chefiar a cozinha. Acaba por fazer “a abertura de outros hotéis do grupo”, adianta.

O Restaurante do Lago com cozinha coordenada pelo chefe Daniel Matias. O restaurante conta com 120 lugares. A carta apresenta uma forte componente de sabores a mar, com peixes e mariscos. Isto sem descurar as carnes e um interessante leque de sopas e sobremesas.

Na unidade hoteleira aveirense este chefe plasma a sua cozinha. “Valorizo os produtos locais, provenientes de fornecedores da região”. Produtos que servem a uma cozinha de base tradicional portuguesa. A partir desta, Daniel acrescenta o seu toque pessoal, o que viabiliza a entrada na carta de sugestões que se espraiam por outras latitudes de sabores.

Uma carta com sabores sazonais

Para além das sugestões do dia a carta do Restaurante do Lago, apresenta-nos um desfile equilibrado de pratos, cobrindo as entradas, as sopas, os ovos e massas, peixes, carnes, grelhados, especialidades (para duas pessoas) e sobremesas.

Esta não é uma carta “estanque”, sublinha Daniel Matias. Depende dos produtos disponíveis que, “obviamente, têm de ser frescos. Nos peixes, por exemplo, não posso trabalhar um pargo todo o ano. Uma carta que é alterada sazonalmente e que tem em consideração algumas restrições alimentares e estilos de dieta. “Temos o cuidado de incluir pratos para vegans, para intolerantes ao glúten e à lactose, e para vegetarianos, entre outros”, realça o chefe. Para além do serviço diário de refeições, o nosso interlocutor nesta conversa coordena toda a vertente banquetes e catering, também fora do hotel.

À laia de desafio aos palatos, “entramos” nesta carta para encontrar, nas entradas, uma Salada de bacalhau, puré de azeitona e pimentos assados, ou um Crocante de caça, cama de puré de maçã. Nas sopas, um incontornável Caldo rico de peixe e marisco ou um Aveludado de castanha, medalhões de lagosta. Para uma aproximação aos pratos de resistência esta carta do Restaurante do Lago, propõe-nos uma Omeleta de camarão, um Penne suado em molho de tomate, pepperoni e orégãos.

No item peixe, o chefe Daniel sugere-nos quatro opções, entre elas, um Bacalhau com camarão gratinado ao aroma de coentros, uns Tentáculos de polvo em azeite de ervas e vinho tinto, um ou Robalo converto de bisque de lagosta. Nas carnes, também quatro sugestões. Destaque para a Perna de pato lacada com laranja e Porto, o Cabrito assado com migas “à alentejana”. Pratos de resistência que não descartam os grelhados e, neste campo, o Peixe fresco (este sob consulta). Pedidos a dois também são possíveis. Neste âmbito a carta não descura nos peixes e carnes: Arroz de tamboril com camarão, Cataplana de Porco Ibérico e amêijoas à Bulhão Pato, Cataplana de peixes e mariscos.

Finalmente, as sobremesas, com uma especialidade da terra aqui convertida num delicioso gelado de Ovos Moles de Aveiro. Para apetites da cozinha mais a sul, um Pão de rala (massa de amêndoa, calda de ovos moles, chila e fios de ovos). Há mais para desbravar nestes pecados doces: a Frescura de limão merengada, a Ganache de chocolate, morango e mousse do mesmo, a Delícia de chocolate e natas.

No Spa vamos encontrar cinco salas todas equipadas com um duche. Luz baixa, música relaxante, um agradável aroma ambiente e uma gama ampla de tratamentos cooperam para recuperar agastes, maleitas, tensões e outras “doenças” do quotidiano

Relaxar, exercitar, dormir,

Se depois de supimpa refeição pesarem consciências nas contas às calorias, nada como enfrentar uma boa dose de exercício. Isto sem deixar o Meliá Ria Hotel & Spa. Para frequentar esta valência não é necessário estar hospedado na unidade hoteleira. O SPA e Healthy Club está aberto à comunidade, contando com 300 sócios. Uma área também agora intervencionada, nomeadamente o Spa. Neste vamos encontrar cinco salas todas equipadas com um duche. Luz baixa, música relaxante, um agradável aroma ambiente e uma gama ampla de tratamentos cooperam para recuperar agastes, maleitas, tensões e outras “doenças” do quotidiano. Entre as novidades uma sala específica para terapias de casal, a Sala Relax, Sala duche Vichy e Sala Spa Jet.

Se a intenção for relaxar em meio aquático, há que tirar partido do Healthy Club e dos banhos para diferentes gostos: o Turco, a hidromassagem ou, em opção, a sauna e a piscina. Adeptos de atividades a pedirem dose extra de energia contam com um ginásio equipado com máquinas e pesos livres, assim como sala para aulas de grupo.

Outros espaços deste hotel, a operar desde 2005, que mereceram a recente intervenção são os 128 quartos, onde se incluem as júnior suites, os quartos comunicantes, os quartos para não fumadores e os quartos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada.

Alterações que se prendem com a mudança do soalho, antes forrado a alcatifa, agora piso flutuante em tom claro. Mantêm-se alguns apontamentos de alcatifa, junto às camas, com padrões que remetem para motivos da região. Por seu turno, nas casas de banho, as banheiras foram substituídas por amplos duches e por bancadas em pedra no lavatório. Entre as preocupações na requalificação dos quartos está a capacitação dos mesmos para as novas tecnologias. A rede Wifi foi melhorada, foram instaladas Smart TVs, com possibilidade de ligação do telemóvel ou Ipad.

Uma orientação tecnológica que se estende às salas de reunião deste Meliá Ria Hotel & Spa. Esta que é a maior unidade hoteleira da cidade conta com uma forte vertente de congressos, eventos e reuniões. O hotel conta com 11 salas de reunião, três delas podendo ser convertidas numa única sala com capacidade para 350 pessoas em plateia, 220 em reunião, 55 em “V”, 200 em escola. Nas salas de reunião foi melhorada a rede de internet, introduzidos novos equipamentos audiovisuais, feitas mudanças na iluminação e na cor das paredes.

Jorge Andrade

Fotos: Meliá Ria Hotel & Spa

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.