Novembro é um verdadeiro mês de renovação. As folhas das árvores caem e a paisagem muda. Uma vez que toda a proteção é pouca em tempo de frio intenso que se avizinha, não deixe para mais tarde as tarefas de proteção das plantas. Ao mesmo tempo, continue a retirar as folhas secas, a plantar bolbos e violetas e a combater as pragas de inverno. Está com dúvidas? Nós damos uma ajuda. Siga as dicas que se seguem e ponha mãos à obra!
Como regar
Não deixe acumular água junto do pé das plantas para evitar apodrecimentos. Amontoe um pouco de terra em forma de cone em redor do colo da planta para a água resvalar.
Como adubar
Aproveite o monte de folhas recolhidas para fazer húmus e adubar as novas plantações de vivazes ou roseiras, entre outras.
O que podar
Se não lhe interessa manter como decoração os botões ou folhas castanhas de algumas vivazes, corte até à base e cubra com terra húmus.
Como tratar as pragas
Uma forma de poupar tratamentos posteriores é recolher as folhas que se acumulam debaixo das plantas pois estas podem ser refúgio de pragas de caracóis, de fungos ou lagartas.
O que plantar
Substitua as plantas que floresceram há meses como é o caso de calêndulas e dálias pelas novas bienais. Semeie arábides e alhelies em bandejas cobertas.
Para ver mais tarefas a empreender este mês, incluindo as variedades de legumes a plantar e a colher este mês, clique aqui.
Comentários