Lá por estar frio na rua, isso não significa que tenha de se enfiar em casa e descurar o seu jardim. Há muita coisa a fazer nas primeiras semanas do ano.

Como são um pouco lentas, para conseguir que as aromáticas floresçam normalmente no início da primavera, convém fazer estacas a partir de agora.

Essa está, no entanto, longe de ser a única tarefa.

Por esta altura, instale as bandejas de multiplicação da forma mais protegida que conseguir. Pode fazê-lo, por exemplo, na fachada da casa. Tape, seguidamente, com plástico transparente para as proteger dos rigores climatéricos desta estação.

O que plantar

Aconselhamos as margaridas dos prados como a melhor forma de contar com a cor das suas diminutas mas numerosas flores nos maciços.

Como regar

Provavelmente, só deverá regar vasos e jardineiras em caso de temperaturas elevadas para a época do ano. Caso contrário, deixe estes recipientes absorverem a água da chuva.

Como adubar

As franjas de terra que acompanham os caminhos do jardim chamam-se canteiros e agora deve cavá-los para plantar na primavera. Aplique adubo orgânico e misture com o terreno.

Tratamentos a fazer

Se tem charcos nos maciços de espécies herbáceas, estas estão bastante expostas a bolores que podem conduzir ao apodrecimento. Reencha de imediato as depressões do terreno.

Como cuidar das primeiras flores

Uma hora mais de sol por dia suaviza as temperaturas e convida à floração das espécies mais precoces, como galantus ou jasmim. Esteja preparado para mimar as suas plantas com regas ligeiras e adubação periódica ao menor sinal de calor.

Não descuide os vasos do terraço que necessitam de água mais frequentemente que as plantas do jardim. Aproveite também para proteger das geadas os exemplares mais delicados, fazer adubos de fundo e trabalhos de limpeza e preparação do terreno para a primavera.

Veja ainda:

Flores de janeiro
Mais tempo em casa = flores mais cuidadas
Árvores e arbustos mais bonitos em janeiro
Estragos de inverno