Lesmas e caracois gostam de se alimentar de vegetais de textura suave, principalmente rasteiros, como os que encontram em muitas hortas, canteiros e vosos de plantação. Além de alfaces e outras saladas, atacam flores e também frutos, como é o caso dos morangos e das amoras. Alguns chegam mesmo a alimentar-se de bolbos, tubérculos e até raízes, que vêm facilmente ao de cima quando a terra fica seca. Se encontrar folhas e frutos mordidos, é melhor intervir rapidamente.

Além das armadilhas de cerveja, muito usadas em muitas plantações, existe um truque fácil e económico que manterá lesmas e caracois afastados dos exemplares recém-plantados. Para isso, deve cortar uma garrafa de água de plástico em anéis com 10 centímetros de largura e colocar em redor de cada planta, tipo barreira individual. De seguida, enterre cada anel a cerca de um centímetro de profundidade para manter estas pragas afastadas.

Como os caracois e as lesmas também se alimentam de folhas e frutos em vias de decomposição, limpe estes resíduos e não os deixe no terreno. Existem também culturas que não atraem estes rastejantes, como é o caso da salsa, do cerefólio, das begónias e dos trevos. Pode, por isso, usá-las para criar uma espécie de barreira protetora das restantes espécies. Como necessitam de terrenos húmidos para se deslocar, salpicar serradura, café e restos de madeira em redor dos canteiros também os protege.