Todos nós limpamos a casa, o carro, alguns de nós até limpam os telemóveis, mas muitas vezes nunca chegamos a limpar o nosso computador. É importante lembrar que os computadores, tal como qualquer outro objeto, fica sujo, cheio de pó e bactérias, por isso a sua limpeza não deve ser ignorada. Siga os seguintes passos e limpe o seu computador com segurança.

- Antes de iniciar certifique-se que o seu computador está desligado da ficha. Leve o mesmo para um local arejado e que possa ser limpo com facilidade posteriormente. Separe os seguintes materiais: panos de micro-fibra, palitos de dentes, cotonetes, água destilada, detergente da loiça, álcool, aspirador de pó (com o acessório para aspirar localizado), pincel com o cabo longo e as cerdas suaves, água, chave philips e uma lata de ar comprimido.

- Comece por limpar o rato com um pano humedecido com água e um pouco de detergente.

- Para limpar o teclado vire-o face ao chão e abane-o de maneira a fazer o pó cair. Depois use a lata de ar comprimido (se não tiver uma lata de ar comprimido experimente usar um secador de cabelos com o ar frio) para tirar o resto do pó que ainda está dentro das teclas. A seguir use o aspirador de pó com o acessório pequeno para aspirar algum pó que esteja por cima das teclas. Aplique uma pequena quantidade de álcool num cotonete e use-o gentilmente, para limpar as laterais das teclas e nas brechas entre as teclas e a base do teclado. Por fim, humedeça levemente um pano limpo com água e detergente e passe-o por cima das teclas para retirar o resto da sujidade que ficou agarrada e a seguir passe com um pano seco.

- Limpe os cabos do computador com um pano levemente humedecido com água e detergente e a seguir seque-os muito bem com um pano seco.

- Para limpar o monitor (LCD e CRT), primeiro remova o máximo de manchas possíveis da tela com um pano seco e limpo. Para remover o resto de manchas humedeça um pano com água destilada e passe-o sob as manchas. Para limpar as outras partes do monitor use um pano humedecido com água e detergente e termine com um pano seco e limpo.

- Se o seu computador for de torre deve proceder a sua limpeza com o máximo de cuidado possível para não danificar os componentes que servem para o computador trabalhar normalmente. Comece por desconetar todos os cabos e a seguir aspire o pó de todas as entradas de ar à volta da torre. Com um pano levemente humedecido com detergente, limpe as manchas que estão em toda a superfície da torre. A seguir, passe com um pano levemente humedecido apenas com água e por fim seque-o com um pano seco e limpo.

- Para limpar a torre por dentro (de maneira a evitar que o pó acumulado afete o seu desempenho) certifique-se que o seu corpo não está com excesso de eletricidade estática (basta tocar com as mãos no chão para que o seu corpo se livre deste excesso) e comece a remover os parafusos da parte de trás com uma chave philips e remova a tampa lateral. Durante todo este processo certifique-se que vai eliminando o excesso de eletricidade estática do seu corpo. Use o pincel de cerdas suaves para eliminar a sujidade acumulada nos componentes e para remover o pó na ventoinha do processador. Por último, use um pano seco para eliminar o pó dos cabos.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.