Praga: Anoxia, escaravelho ou verme branco

Características:Os adultos são insectos, mais conhecidos como escaravelhos, de grandes dimensões, que podem atingir 21 a 27 mm de comprimento. Têm o corpo convexo, de cor castanha. A larva é branca com a cabeça quitinizada, muito brilhante de cor acastanhada. Vive mais nas dunas do litoral e nas zonas arenosas dos rios.

Ciclo biológico

Os adultos voam à noite, entre Maio e Julho, pousando nas plantas para o acasalamento. Depois, a fêmea faz uma postura de 10 a 28 ovos no solo; as larvas recém-nascidas hibernam no Inverno, saindo da hibernação na Primavera seguinte, alimentando-se das raízes das plantas. No Verão não se alimentam, voltando a alimentar-se no Outono seguinte. O desenvolvimento das larvas é muito lento, podendo durar dois a três anos. A anoxia, tem uma geração de três em três anos.

Plantas mais sensíveis

Culturas hortícolas, vinha, pinheiros e eucaliptos e outras culturas que se instalem em zonas arenosas.

Danos

As larvas alimentam-se de raízes de plantas que vivem nas zonas arenosas, ficando estas com feridas graves ou completamente destruídas. As plantas ficam com as folhas descoloridas, secando do topo para a base. Muitas das plantas ficam sem suportes e acabam por cair. Os maiores estragos verificam-se na Primavera e no Outono.

Combate biológico

Prevenção/Aspectos agronómicos: Os anos frios e chuvosos limitam o desenvolvimento desta praga. Deve lavrar o terreno, nos meses de Junho-Julho, de modo a expor as larvas ao exterior, fazendo-as dessecar ou servir de alimentação aos predadores; manter o terreno limpo de infestantes. Na batateira, deve efectuar uma colheita precoce.

Luta biológica: As aves e mamíferos insectívoros são os inimigos naturais desta praga.

Texto: Pedro Rau (engenheiro hortofrutícola)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.