Descobrir que a sua sanita está desentupida pode ser uma grande carga de trabalhos, quer pelo mau-ambiente que fica em casa, quer pelos problemas que isso pode trazer-lhe. Se já está a fazer contas para pagar o canalizador, dê uma oportunidade a estas dicas e tente fazê-lo sozinho. Lembre-se que estas podem resolver o problema ou dar-lhe apenas tempo para encontrar a ajuda que necessita.

Dê agora uma vista de olhos nas seguintes dicas:

Encha um balde com cerca de 1lt de água quente, despeje na sanita e aguarde cerca de 7mn. Tente fazer uma descarga a seguir para ver se resultou, uma vez que muitos dos entupimentos são de gordura acumulada e a água quente desfaz a mesma.

Verta na sanita detergente líquido e de seguida deite cerca de 1lt de água quente por forma a fazer efeito com o detergente. Aguarde cerca de 25mn e faça uma descarga.

Caso ache que o entupimento é grande pode optar por deitar cerca de 0,5lt de lixívia, uma chávena de chá de detergente em pó e aguardar cerca de 15mn para os produtos fazerem efeito antes da descarga final.

Há determinados entupimentos que são acumulação de cabelos (daí ser fundamental não deitar nada para a sanita sem ser papel higiénico) e nada mais prático para os retirar do que comprar uma 'bicha' numa loja de bricolage. É fácil de usar e, caso seja esta a situação, é extremamente eficaz!

Se tiver um cabide de ferro corte-o e componha-o de maneira a que ele fica o mais direito possível. De seguida é só enfiar o arame na sanita e, com cuidado, fazer vários movimentos até sentir que chegou ao que está a fazer o entupimento. Continue a fazer os movimentos até que desfaça o mesmo.

Coloque cerca de copo e meio de bicarbonato de sódio e outro de vinagre na sanita. Deixe atuar cerca de 15mn antes de voltar a puxar o autoclismo.

Quando um entupimento exige medidas um pouco mais drásticas opte por soda cáustica (muito cuidado no seu manuseamento). Coloque para um balde de água cerca de duas colheres de sopa de soda cáustica e outras duas de sal e verta para a sanita. Deixe atuar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.