Os detergentes são das coisas que mais mal fazem ao meio ambiente, para além de que ainda é onde se gasta algum dinheiro. Felizmente já há alternativas mais naturais que pode começar a colocar em prática.

Preparar a roupa

Ver o estado da roupa antes de a colocar na máquina é algo habitual, até para não ter de a voltar a lavar. Assim sendo, caso note que há uma peça com nódoas, borrife a mesma com vinagre e deixe atuar durante uns minutos antes de a colocar na máquina. Se o problema for o encardido dos colarinhos, por exemplo, faça uma pasta de bicarbonato de sódio com água e coloque-a na zona. O amarelar do tempo também é uma chatice, mas nada como reavivar os brancos numa panela de água com uma colher de sal e deixar ferver.

Amaciador

Se é daquelas pessoas que não vive sem o amaciador, nada como colocar meio copo de vinagre branco onde por norma é o amaciador. Não se preocupe porque o cheiro do vinagre não fica, mas caso queira dar aquele toque de cheiro, basta juntar ao vinagre algumas gotas de um óleo essencial.

Por outro lado, pode fazer o seu próprio amaciador. Junte 1 copo de bicarbonato de sódio, 2 copos de água, 1 de vinagre branco e 2 a 3 gotas do seu óleo essencial preferido. Depois é só agitar antes de usar.

Branquear

Para a sua roupa ficar mais branca e evitar o uso de lixívias, nada como juntar água oxigenada de 10 volumes ao recipiente habitual da lixívia. Caso a roupa esteja manchada, misture bicarbonato de sódio com água oxigenada e aplique na zona. Espere 20mn e lave.

Detergente líquido

Para fazer o seu próprio produto de limpeza basta que dissolva 200gr de sabão de coco ralado em 3lts de água a ferver. De seguida acrescente 50ml de álcool e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe arrefecer e coloque 2 a 3 gotas do seu óleo essencial de eleição.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.