Na prova que decorreu na capital, a 8 de novembro, o enólogo Miguel Móteo teve a oportunidade de explicar os processos de maturação e envelhecimento desta que é a única aguardente portuguesa produzida em Região Demarcada, salientando as principais diferenças e semelhanças com as congéneres europeias, as aguardentes francesas das regiões do “Cognac” e do “Armagnac”.

Servida a aguardente, o enólogo desafiou a audiência a descobrir e a comentar os aromas e sabores presentes nas aguardentes de dois produtores da Região: Adega Cooperativa da Lourinhã e Quinta do Rol.

Uma apresentação que desafiou os palatos para a Quinzena Gastronómica que arranca a 10 de novembro na Lourinhã e  se prolonga até 20 deste mês com o envolvimento de 14 restaurantes (lista completa aqui) que irão propor pratos inovadores como o Bife de crocodilo com redução de Aguardente DOC Lourinhã, acompanhado de Arroz de manjericão e legumes braseados em anis; Bife da vazia com molho de pimenta e Aguardente DOC Lourinhã; Caldeirada regada com Aguardente DOC Lourinhã; Crepe de Aguardente DOC Lourinhã guarnecido com frango indonesiano aromatizado com Aguardente DOC Lourinhã, entre muitos outros.

Um programa que inclui, a 12 de novembro, a visita guiada “Experiências Vinícolas, as tradições das vinhas e lagares”. À tarde irá realizar-se o Dia Aberto na Adega Cooperativa da Lourinhã, com visita às instalações, prova comentada e sorteio de prémios. A participação nestas atividades é gratuita, mediante inscrição (limite máximo de 80 pessoas).

No dia 19 de novembro, irá decorrer o Live Cooking “Sabores do Oeste com Aguardente DOC Lourinhã” no Mercado Municipal da Praia da Areia Branca - loja Meu Oeste, das 10H00 às 12H00, no qual o chefe Ricardo Ferreira se propõe confecionar uma ementa com produtos locais e a Aguardente DOC Lourinhã.

Este evento, que se realiza na área geográfica da Região Demarcada, é organizado pela Câmara Municipal da Lourinhã, em parceria com a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, os produtores Adega Cooperativa da Lourinhã e Quinta do Rol, a junta de Freguesia da Moita dos Ferreiros e os estabelecimentos de restauração.

O evento fará ainda parte do programa de atividades do Dia Europeu do Enoturismo, numa iniciativa coordenada em Portugal pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.