Esta iniciativa gastronómica no restaurante Bistrô & Tapas insere-se no habitual calendário de eventos em torno da boa mesa com a sugestão de dez pratos, orçando os dez euros cada propostas e prolongando-se por dez dias de iniciativa. Desta feita, a rica cozinha macaense dá o mote pelas mãos de Graça Pacheco Jorge, portuguesa nascida em Macau e estudiosa daquele território.

É Graça Pacheco Jorge através do seu livro “Cozinha de Macau na Casa do Meu Avô” (publicado em 1992) que dá o mote à presente iniciativa no hotel Tryp Lisboa. “Macau foi criando ao longo dos séculos a sua própria cozinha, que combina elementos das cozinhas portuguesa, chinesa, indiana e mesmo malaia. É conhecida por Cozinha Macaense e trata-se, possivelmente, da gastronomia de “mistura” mais antiga do mundo. Esta é uma apresentação de pratos tradicionais, que faziam parte do receituário de cozinha, da casa do meu avô José Vicente Jorge”.

Os comensais encontram até, 31 de março, nestas jornadas gastronómicas, entre outras propostas, a Sopa de ovo com sagu, o Arroz chau-chau, o Chutney de bacalhau, o Minchi com cogumelos orelhas de rato, a Carne de vaca com pimentos ou a Galinha excelente.

Graça Pacheco Jorge, além da dedicação à cozinha macaense, participou em programas sobre a cultura daquele território. Em 2007, associou-se às comemorações dos 140 anos de Camilo Pessanha, co-produzindo iniciativas dedicadas ao autor. Lançou em 2011 uma fotobiografia bilingue dedicada aos macaenses e é, desde 2010, Confreira de Mérito da Confraria da Gastronomia Macaense, ano que deu início à coordenação de cursos em escolas portuguesas e locais.

Hotel Tryp Lisboa Oriente

Restaurante Bistrô & Tapas – Semana Gastronómica de Macau

Av. D. João II, Parque das Nações

Reservas e informações: 218 930 017

Prato Principal: 10,00 euros

Entradas: 3,5 euros/cada (não inclui bebidas, café ou chá)