Por vezes temos de parar, escutar e olhar, como se tratasse de uma travessia da linha de comboio, pois se não respeitarmos o sinal da linha férrea, o comboio pode passar no momento que estamos a dar aquele passo apressado.

Por isso, existe algo que nos trava aquele sinal. Vem-nos recordar que é necessário respeitar o tempo, o nosso tempo. Aquele sinal que nos faz escutar, apurar mais os sentidos e imperativamente a observar o que se está passar?

Podemos comparar a nossa vida com este exemplo da linha do comboio, muitas vezes na azáfama do dia a dia, dos nossos tempos, vivemos tão apressados e por vezes tão desligados, que não nos damos conta do que está acontecer dentro de nós, não nos ouvimos, não nos vemos, não sentimos. E quando percebemos é quando o comboio já passou por cima quase sem sinal de aviso. Aqui queremos chegar à importância de parar para avançar. A importância de observar atentamente e com honestidade a importância de saber respirar com todos os sentidos para nos ajudar a centrar nos desafios da vida.

A meditação existe há milhares de anos e é como aquele sinal. Vem-nos ajudar, vem-nos segurar, vem-nos recordar, vem-nos alertar, e “dizer” como devemos avançar naquela linha de comboio, vem-nos deixar mais tranquilos no atravessar e seguros no caminhar.

Com a meditação podemos tirar inúmeras vantagens para o quotidiano, milhões de pessoas meditam em todo o mundo, cada vez tens mais adeptos. Desde a criança, ao monge budista, desde a dona de casa ao policia, do empresário ao médico, do advogado ao surfista. Meditação é para todos e está ao alcance de todos… Basta querer. É a arte de estar presente em nós mesmos, como uma vitamina vital para o bem estar. A meditação permite a autenticidade com um estado de consciência e compreensão mais elevado. Permite-nos ter mais clareza e mais possibilidade de foco.

8 dicas para começar a meditar

1. Escolha uma hora conveniente

Meditação é essencialmente um momento de relaxar, então ela deve ser realizada totalmente à sua conveniência. Reserve um horário que você não será interrompido e estará livre para relaxar e apreciar.

2. Escolha um ambiente tranquilo

Assim como um horário conveniente, a escolha do local merece atenção. É importante buscar um ambiente onde você provavelmente não será incomodado. Ambientes tranquilo e calmos podem fazer da meditação uma experiência mais agradável e relaxante.

3. Sente-se confortavelmente

A sua postura também faz diferença. Certifique-se de estar relaxado, confortável e pronto. Sente-se com a coluna ereta, relaxe os ombros e pescoço e mantenha os olhos fechados durante todo o processo. O importante é você estar confortável e estável.

4. Tenha o estômago relativamente vazio

Uma boa hora para meditar é antes das refeições. Após as refeições você pode adormecer durante a meditação. Entretanto, não se force a meditar se estiver com muita fome. Você achará difícil, porque pode ficar a pensar em comida o tempo todo. Nesse caso, você pode meditar duas horas após a refeição.

5. Comece com alguns aquecimentos

Alguns aquecimentos ou alongamentos antes de se sentar para meditar ajudam a melhorar a circulação, removem a inércia, o cansaço e fazem sentir o corpo mais leve. Estará pronto para sentar-se direito por um tempo maior.

6. Respire profundamente

Respirar é também parte do processo de preparação para uma meditação mais fácil. Respire, inspire e expire. Antes de meditar é sempre uma óptima ideia. Isto ajuda a manter o ritmo da respiração e guia a mente a um estado meditativo de paz.

7. Mantenha um leve sorriso em seu rosto

Você verá a diferença. Um leve sorriso mantém você relaxado, em paz e melhora a sua experiência de meditação.

8. Abra seus olhos lenta e suavemente

Quando você chegar perto do final da meditação, não tenha pressa em abrir seus olhos e comece a se mover de maneira suave. Abra seus olhos vagarosamente, gradualmente e tenha tempo para tornar-se consciente de si mesmo e do ambiente a sua volta.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.