É normal que a entrada no mês de setembro lhe traga uma necessidade acrescida de preparar a casa para este momento. Se este é o seu caso, a Loja do Condomínio deixa-lhe seis dicas para que esta rentrée seja realmente produtiva e eficaz:
1. Deixe tudo preparado de véspera
Sejam os almoços que a família vai levar para o trabalho e para a escola ou as roupas que vão ser usadas, o ideal é que tudo isto fique organizado no dia anterior. Assim, de manhã, será apenas necessário focarem-se no mais simples: acordar, fazer a higiene e as atividades mais urgentes e sair de casa!
2. Crie um calendário semanal
E isto é especialmente importante quando vivem várias pessoas na mesma casa – e cada uma com a sua agenda. Com o calendário será mais simples estarem todos a par das atividades de cada elemento da família, evitando esquecimentos ou sobreposições de compromissos que, deste modo, são fáceis de evitar.
3. Crie um espaço de trabalho
Seja para o seu trabalho ou para o estudo dos mais novos. Claro que o ideal seria ter um espaço exclusivamente reservado ao trabalho, como um escritório, mas a verdade é que a maioria das famílias portuguesas não tem uma zona vaga para o efeito. Mas, mesmo assim, é essencial que se defina um local de trabalho fixo e organizado – e, sim, não existindo escritório até pode ser a mesa de refeições. O importante é que, no horário que definiu para trabalhar, esse espaço esteja exclusivamente pensado e dedicado a esse propósito, como modo de garantir também a melhor organização mental e a máxima produtividade.
4. Estabeleça rotinas
A limpeza, por exemplo, pode ser feita aos domingos e as compras da semana ao sábado. Sejam quais forem as rotinas, o importante é calendarizar e procurar cumprir até que se torne uma rotina – com as devidas margens para ajustes, claro. As rotinas e as atividades com regularidade fixa têm maior probabilidade de execução eficaz e maior ainda de, com o passar do tempo, se tornarem mais rápidas e ágeis.
5. Envolva toda a família na boa organização da rentrée
Peça opiniões e contributos para se definirem as formas de fazer as tarefas rotineiras e, tão importante quanto isso, envolva a família na execução. Crianças e graúdos devem ter um papel ativo na limpeza, na organização das tarefas e até na preparação das marmitas diárias, garantindo que toda a logística diária se torna mais célere e eficaz.
6. Defina um objetivo maior
A rentrée é, como vimos, uma ótima fase para se planear e organizar a casa. Mas para quê? É a isto que deve responder com honestidade. É que a resposta será o seu ‘objetivo maior’ – aquilo que vai ajudar a que a organização se mantenha ao longo de todos os restantes meses. É simplesmente para tornar os dias mais organizados? É para assegurar que, de manhã, a família passa a sair atempadamente de casa? É para tornar os mais novos mais responsáveis e ativos na logística familiar? Seja o que for, este ‘objetivo maior’ vai ser a sua fonte de motivação – ou seja, vai ser aquilo que vai fazer com que, na rentrée de 2024, consiga sentir que estes 12 meses foram, realmente, uma ‘tarefa superada’.
Imagem de abertura do artigo cedida por Freepik.
Comentários