A ECCA, Associação Europeia Contra o Cancro do Colo do Útero, assinala, entre os dias 18 e 24 de Janeiro, a 3ª Semana Europeia de Prevenção Contra o Cancro do Colo do Útero.
Para tal, conta com os apoios da União Internacional Contra o Cancro (UICC), da Organização Europeia Contra o Cancro (ECCO), da Associação Europeia das Ligas Contra o Cancro (ECL) e dos vários membros institucionais da ECCA.
Em Portugal, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, juntamente com os membros institucionais da ECCA (Sociedade Portuguesa de PapilomaVírus Humano, Secção de Colposcopia e Patologia Vulvo-Vaginal da Sociedade Portuguesa de Ginecologia e IPO Lisboa), irão promover um conjunto de iniciativas que pretendem mobilizar a população na luta contra o cancro do colo do útero.
Através desta semana europeia de prevenção, pretende-se elevar a consciencialização e conhecimento social sobre o cancro do colo do útero e as suas formas de prevenção.
Por um lado, procura-se informar as mulheres europeias sobre esta doença, passível de ser prevenida, e alertá-las para as diferentes formas de prevenção.
Por outro lado, também se ambiciona chamar a atenção dos políticos e das entidades de saúde pública europeias para a importância de se implementarem programas de prevenção contra o cancro do colo do útero em cada país.
Um dos momentos altos este ano, a nível internacional, é a 3ª Cimeira Europeia Contra o Cancro do Colo do Útero, que decorrerá em Bruxelas de 20-21 de Janeiro e contará com a participação dos membros da ECCA e de membros do Grupo de Interesse do Cancro do Colo do Útero do Parlamento Europeu.
Juntos, analisarão o relatório realizado pela Comissão Europeia “Rastrear o Cancro na União Europeia”, incluindo informações relativas ao países que não pertencem à União Europeia.
Esta reunião contará com uma intervenção nacional de apresentação do projecto-piloto de rastreio a decorrer na região do Alentejo. Serão ainda discutidas as diferentes formas de intervenção para promover a vacinação contra o HPV a nível europeu.
Para além disso, irá ser premiada a participação de Portugal na campanha STOP Cervical Cancer Petition[1], um abaixo assinado de âmbito europeu que pretende chamar a atenção das autoridades para os benefícios inerentes à concertação de programas de prevenção contra o cancro do colo do útero.
Portugal contiubuiu com 118.000 assinaturas, pelo que vai receber o prémio “Pérola da Sabedoria para a Prevenção do Cancro do Colo do Útero”.
ACÇÕES A DECORRER EM PORTUGAL
- A nível nacional, a Liga Portuguesa Contra o Cancro e os membros institucionais da ECCA vão promover acções de rastreio, distribuição de folhetos informativos em vários centros comerciais e uma sessão de esclarecimento sobre o cancro do colo do útero e outras doenças provocadas pelo HPV, que terá lugar no dia 23, no IPO do Porto.
- A Liga Portuguesa Contra o Cancro vai ainda dar início à recolha de assinaturas para apresentação de uma petição à Assembleia da República para a criação do Dia Nacional de Prevenção do Cancro do Colo do Útero.
- Paralelamente, a campanha educativa e de sensibilização contra o cancro do colo do útero “Passa a Palavra” vai ganhar um novo fôlego, marcando presença em vários suportes de comunicação por todo o país.
- Também no âmbito da 3ª Semana Europeia de Prevenção Contra o Cancro do Colo do Útero, a Liga Portuguesa Contra o Cancro irá organizar uma gala de recolha de fundos que se realizará no próximo dia 22 de Janeiro, no Salão Preto e Prata do Casino do Estoril, e que conta com a participação de algumas cantoras que participaram no CD “Mulher” assim como de outros nomes do panorama musical português.
Os fundos recolhidos durante a “Gala Mulher Passa a Palavra” vão reverter a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Mais informações em "Passa a Palavra".
16 de Janeiro de 2008
Veja ainda:
UE lança campanha contra as disparidades salariais entre mulheres e homens
Dia Internacional da Mulher em luta contra a violência
Vacina do HPV já protege cerca de 75 mil portuguesas
Comentários