O calçado português tem estado em destaque na maior feira de calçado da Europa.

A empresa portuguesa Marianoshoes apresentou, na Feira Internacional de Calçado de Milão de 2009, a grande novidade da colecção, uns sapatos feitos de pele de pata de galinha
(na imagem).

Ao lado de sapatos da pele de vitela, piton e raia, a empresa de São João da Madeira trouxe esta novidade para os clientes que procuram um produto arrojado e inovador sem olhar ao custo. Em declarações à Agência Lusa, Augusto Oliveira, sócio-gerente da Marianoshoes, sublinhou que «a pele de pata de galinha responde aos requisitos de conforto e de resistência", fazendo o preço do sapato subir devido à dimensão reduzida da matéria-prima e ao peso do trabalho manual no fabrico do sapato».

Esta não foi, no entanto, a única inovação portuguesa revelada na feira italiana. A micro-empresa de calçado Stork Steps lançou três linhas de sapatos com preocupações ambientais.

«[Estes sapatos são confeccionados com] peles com nenhum tipo de químico que seja nocivo ou que seja prejudicial ou meio-ambiente. As nossas solas causam o mínimo impacto no meio-ambiente. Toda essa preocupação está presente em todo o produto», disse à TSF Isabel Leão, directora da Stork Steps, que anunciou ainda a criação de uma palmilha de gel exclusiva, que a empresa pretende vender a companhias estrangeiras.