Em declarações à Lusa, o presidente da AAPB, Manuel Trovisco, diz que são esperadas cerca de mil pessoas nesta iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Ílhavo e da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré.

Uma das novidades da edição deste ano é a existência de “uma cadeira de rodas adaptada para ir ao mar”, tornando este evento mais inclusivo.

Além de chocolate quente, cada participante terá direito a uma t-shirt alusiva ao evento.

O programa começa às 10:00 com o aquecimento, que inclui zumba e um jogo de futebol, seguindo-se o "Banho dos Magníficos" às 11:00.

A última edição do Banho do Ano na praia da Barra ocorreu em 01 de janeiro de 2020, tendo reunido mais de 800 pessoas.

Manuel Trovisco diz que esta é uma das atividades que a associação faz “com muito gosto”, apesar dos custos associados, adiantando que o evento atrai pessoas de vários pontos do país.

“Temos pessoas que nos vão contactando através do Facebook para encontrar alojamento, porque também querem participar”, referiu o presidente da AAPB.

A tradição começou em 1981 por iniciativa de Eduardo de Sousa, conhecido por "Atita", uma das figuras aveirenses mais carismáticas, que morreu em 2017, quatro dias após ter sido agraciado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito Civil.

Em 2012, com a retirada de "Atita", o legado passou para a AAPB que, desde então, tem mantido viva a tradição, atraindo cada vez mais "corajosos" a mergulhar nas águas frias do Atlântico no primeiro dia do ano, sob o olhar de centenas de pessoas.