O Museu do Oriente acolhe o Ano da Serpente com atividades dedicadas a toda a família e alusivas ao Ano Novo Chinês, nos dias 9 e 10 de fevereiro.
No dia 9 de fevereiro, das 10 às 13 horas e das 14h30 às 17h30, o workshop para adultos Estrelas voadoras e Feng Shui para o Ano da Serpente convida os participantes a aprender como equilibrar as energias da sua casa no novo ano através do sistema do feng shui, inspirado no calendário solar chinês –Hsia – que associa as datas aos cinco elementos: metal, água, madeira, fogo e terra, considerados a base de tudo no universo, que ajudam a prever a sorte e a garantir proteção.
Ainda no dia 9 de fevereiro todos (a partir dos 12 anos) podem participar, das 11 às 12h30, na oficina ‘Uma serpente em recortes de papel’, que recria uma serpente através da arte milenar chinesa dos recortes de papel que se acredita trazerem sorte, prosperidade e riqueza para o ano novo.
A 9 ou 10 de fevereiro, das 11h às 12h e das 15h às 16h, é organizada a visita orientada temática ‘Um Novo Ano Lunar’, que revela as práticas associadas à chegada de um novo ano – limpar as casas, preparar as decorações e agraciar os deuses. Ainda das 11h às 12h30 a oficina para crianças ‘Procurando Dragões’ ajuda os mais pequenos a descobrir como são os dragões tradicionais chineses, que chamam a boa sorte no novo ano. Das 15 às 16h, a oficina Bolinhos Chineses da Sorte desafia os participantes a fazer, partir e comer este doce tradicional e a desvendar o seu futuro.
No dia 10 de fevereiro, das 10 às 13h e das 14h30 às 17h30 é organizado um workshop de ‘Introdução ao I Ching’, um oráculo oriental com cerca de 3000 anos, desconhecido da maioria dos ocidentais, composto por um sistema de adivinhação que tem como base o lançamento de três moedas para obtenção das linhas yin ou yang dos hexagramas, que ajudam na obtenção de respostas para perguntas diretas e concretas.
A encerrar esta programação especial tem lugar nos dias 10 ou 24 de fevereiro, das 11 às 12h30, a oficina para toda a família ‘Celebrando o Ano Novo Chinês’, que ensina as várias formas de se comemorar esta ocasião nas China – vestir roupa nova, decorar a casa, receber pequenos envelopes vermelhos, preparar comidas deliciosas e rever a família – e revela a lenda que esteve na origem desta comemoração, que pretende atrair boas novas para o ano que se avizinha.
23 de janeiro de 2012
Comentários