Pela primeira vez, uma planta floriu no espaço. A revelação foi feita pelo astronauta norte-americano Scott Kelly, que publicou na sua conta no Twitter no dia 16 de janeiro de 2016 uma fotografia da zínia. A flor cor de laranja, cultivada a mais 400 quilómetros da superfície terrestre na Estação Espacial Internacional (EEI), promete ficar na história da exploração especial mundial. «Sim, existem outras formas de vida no espaço», anunciou, ironicamente o homem do espaço.
Depois de já ter conseguido desenvolver uma variedade de alface, a equipa do programa «Veggie» da EEI surpreende agora a comunidade científica ao fazer nascer a primeira flor fora do planeta Terra. A variedade Zinnia elegans, uma das cerca de 20 que existem, tem a particularidade de ser comestível, podendo vir a reforçar num futuro próximo a alimentação dos astronautas em missão no local.
Conseguir cultivar tomate no espaço é o próximo objetivo, já assumido, dos profissionais envolvidos no projeto. Especialistas internacionais consideram que a tarefa não será tão fácil mas os profissionais da EEI não desarmam. Lançado em maio de 2014, o programa «Veggie» recorre a uma câmara com uma iluminação especial para criar condições adequadas à produção de legumes e vegetais. Os primeiros testes de cultura no espaço remontam a 1984.
Texto: Luis Batista Gonçalves
Comentários