Artistas bem conhecidas dos portugueses voltam a juntar-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) para mobilizar a população contra o cancro do colo do útero. A “Gala Passa a Palavra” realiza-se hoje, no Salão Preto e Prata do Casino do Estoril, pelas 20h30.
Na Semana Europeia de Prevenção do Cancro do Colo do Útero, que se assinala de 18 a 24 de Janeiro, profissionais da saúde, mulheres, jovens mulheres, maridos, pais e irmãos estão convidados a juntar-se à causa, cujas receitas vão reverter a favor da criação de Grupos de Apoio à mulher com cancro do colo do útero e Centros de Rastreio contra o cancro do colo do útero da LPCC.
As embaixadoras da campanha “passa a palavra” são Ana Free, Ana Guiomar, Flor, Joana Vasconcelos, Rita Pereira, Sílvia Alberto, Susana Bento Ramos e a madrinha desta causa, Maria de Belém Roseira. O jantar de gala é seguido de um espectáculo musical com as cantoras Adelaide Ferreira, Claud, Donna Maria (grupo), Jacinta, Joana Pessoa, Lúcia Moniz, Luciana Abreu, Mafalda Arnauth, Nancy Vieira, Patrícia Candoso, Simone de Oliveira e as Tucanas.
A apresentação vai ser levada a cabo por Rita Ferro Rodrigues e Virgílio Castelo. A direcção musical da gala é da responsabilidade de Rodrigo Leal.
As músicas das cantoras são intercaladas com testemunhos reais de mulheres que superaram o cancro do colo do útero e das embaixadoras que apoiam a causa, bem como de médicos que falam sobre esta doença e como preveni-la.
O evento é gravado e transmitido pela SIC, media partner da iniciativa. O bilhete para a gala custa 50 euros e pode ser comprado através do site www.ticketline.pt e nos locais habituais.
A campanha Passa a Palavra é uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Sociedade Portuguesa de Oncologia, da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia, da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral, da Sociedade Portuguesa de Pediatria e da Sociedade Portuguesa do Papilomavírus Humano.
O cancro do colo do útero é causado pelo papilomavírus humano e representa a segunda causa de morte por cancro na Europa, em mulheres entre os 15 e 44 anos. Em Portugal morre uma mulher por dia devido ao cancro do colo do útero e são diagnosticados por ano cerca de 950 novos casos. Mais informações em http://www.passaapalavra.com
22 de Janeiro de 2009
Veja ainda:
Diana Chaves protagoniza nova campanha publicitária
Portugueses preferem namorar por instant messassing
Lançada agenda "Pense Cor-de-Rosa"
Comentários