Os resultados do inquérito da Hotéis.com sobre os hábitos de viagem dos casais vieram demonstrar que, muitas vezes, os estereótipos reflectem a realidade: na maioria dos casos, as mulheres são quem toma as decisões, e os homens são quem paga as despesas.

O inquérito referia-se a diferentes escolhas na área das viagens em casal, tais como a escolha do destino, do alojamento e dos restaurantes. Os inquiridos responderam às questões dizendo qual dos sexos é responsável por cada uma das opções, ou se ambos.

No que respeita às respostas dos portugueses, a maioria referiu que as decisões são tomadas em conjunto, mas, no que respeita à opção entre homem e mulher, ficou demonstrado que as mulheres têm mais frequentemente o poder de decisão: 15% dos inquiridos afirmaram ser a mulher a decidir o destino, apenas 7% afirmaram ser o homem.

Uma situação semelhante ocorreu no que respeita à escolha do alojamento, situação em que 24% das pessoas afirmaram ser a mulher a tomar essa decisão, e apenas 7% referiram ser o homem.

No que se refere ao papel masculino, este encontra-se mais relacionado com a gestão financeira. Ou seja, mais inquiridos afirmaram ser o homem a efectuar o pagamento das férias (31,1%), contrariamente aos que afirmaram ser a mulher (9,2%).

Esta situação repete-se no que se refere aos pagamentos efectuados em bares e restaurantes, situação em que 42% das pessoas que responderam ao inquérito afirmaram ser o homem a pagar, e apenas 1% indicaram ser a mulher.

Também na gestão do dinheiro diário durante as férias é o homem que toma as rédeas, sendo que 29% dos inquiridos afirmou ser o homem a tomar conta do dinheiro, e apenas 18% referiram ser a mulher.

22 de Abril de 2010

Veja ainda:

A magia do beijo

Mulheres têm mais pesadelos com assédio e luto

"We, the women" em exposição na Alemanha

Beijar faz bem à saúde

Diz-me quem és, dir-te-ei o teu penteado

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.