Dois clubes ligados à canoagem e ao rafting criaram a Escola de Águas Bravas do Rio Paiva, que, a partir da Praia Fluvial do Areínho, em Arouca, recebe os primeiros alunos - na sua maioria mulheres - já no próximo dia 7 de janeiro.

A iniciativa é do Clube de Canoagem e Águas Bravas de Portugal, e também do Clube de Rafting do Paiva, sendo que toda a formação estará a cargo de profissionais de ambas as instituições.

Rafael Sousa é sócio de ambas as estruturas e adiantou à Lusa: "Sentimos a necessidade de ensinar as gerações mais novas a serem autónomas no rio e a poderem participar em competições, desenvolvendo a modalidade com a ajuda de formadores com experiência em Portugal e no estrangeiro".

Pretende-se assim estimular "uma prática segura, competitiva e divertida dessas modalidades", incentivando o trabalho em equipa como condição "fundamental para que os alunos adquiram valores de responsabilidade, respeito e disciplina".

A direção da escola propõe-se ainda promover "a ética no contacto com os espaços naturais" e estimular nos jovens o interesse pela proteção e defesa do Ambiente, desenvolvendo para isso o seu "bom senso e gosto pela biodiversidade dos rios".

A primeira ação de divulgação do projeto teve como público-alvo a comunidade da Escola Secundária de Arouca e, para surpresa dos promotores da iniciativa (que realçam o facto de não disponibilizarem transporte até ao Areínho, pelo que os interessados deverão dispor de meios de deslocação próprios), "houve logo uns 30 jovens que se inscreveram e, no geral, são mais mulheres do que homens".

A Escola de Águas Bravas do Rio Paiva funcionará ao longo de todo o ano civil, com uma interrupção apenas nos meses de julho e agosto, de acordo com o calendário da Federação Portuguesa de Canoagem.

A matrícula tem um custo de 40 euros por mês e implica: duas aulas por semana de natação nas piscinas municipais, em dias úteis, duas horas de canoagem ou rafting ao fim de semana, consoante as condições do rio, acesso em regime livre ao ginásio e às piscinas do Complexo Desportivo Municipal e seguro desportivo individual.

Para além de equipamento mais grosseiro como coletes de salvamento e capacetes, a escola também disponibiliza fatos de mergulho aos alunos que não possam adquiri-los logo à partida, mas Rafael Sousa declara que essa "é uma peça de uso pessoal", pelo que recomenda que os interessados "tenham em conta que acabarão por ter que fazer um investimento no seu próprio material".

As inscrições na Escola de Águas Bravas do Rio Paiva continuam abertas até ao dia 31 de janeiro, podendo registar-se para o efeito todos os jovens com idades entre os 12 e os 35 anos. Mais pormenores sobre o projeto podem ser solicitados através do e-mail escola.areinho@gmail.com.

".

 

 

02 de janeiro de 2012

@Lusa