Portugal conta já com uma centena de Bancos Locais de Voluntariado (BLV) em todo o país e 50 em fase de implementação, avançou à agência Lusa a presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV).

“O primeiro banco foi criado em 2002 e, em menos de 10 anos, já temos 100 espalhados por todas as regiões do país”, disse Elza Chambel à agência Lusa, a propósito do Dia Internacional do Voluntariado, assinalado hoje.

Os Bancos Locais de Voluntariado são um espaço de encontro entre as pessoas que expressam a sua disponibilidade e vontade para serem voluntárias e as entidades promotoras de voluntariado, interessadas em receber voluntários e coordenar o exercício da sua atividade.

Os últimos dados referentes ao voluntariado em Portugal apontam para a existência de um milhão e 500 mil voluntários, dos quais meio milhão estão ativos, adiantou a responsável, considerando que atualmente estes números serão mais elevados.

Contudo, um estudo divulgado esta semana revelou que o voluntariado em Portugal atinge valores de envolvimento “bastante reduzidos”, na ordem dos 12 por cento, face à média europeia de 24 por cento, mas há um aumento significativo da participação em campanhas pontuais.

A investigação “Voluntariado em Portugal”, realça que, na última década, se assistiu na União Europeia (UE) a “um aumento quer do número de voluntários, quer do número de organizações promotoras do voluntariado”.

“Estima-se que, na UE, estejam envolvidos no voluntariado entre 92 a 94 milhões de adultos, o que representa cerca de 23 a 24 por cento da população”, refere o documento.

Em Portugal, a participação tem “valores bastante reduzidos”, na ordem dos 12 por cento, indica o estudo, que refere a “ausência de uma cultura de voluntariado” no país.

“A percentagem da população que faz voluntariado pelo menos uma vez por mês é de 2,9 por cento no caso do voluntariado formal, de 6,1 por cento no voluntariado informal (não integrado numa organização) e de apenas 2,2 por cento relativamente à entreajuda comunitária (voluntariado de proximidade)”, refere o estudo.

O Dia Internacional do Voluntariado celebra-se hoje com várias iniciativas de homenagem aos voluntários em todo o país.

Fonte: Lusa

5 de dezembro de 2011

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.