A marca Ana Salazar, da designer de moda com o mesmo nome, fica de fora do calendário da 38.ª edição da ModaLisboa devido a um “conjunto de dificuldades” que a empresa enfrenta, avançou hoje a organização da iniciativa.

De acordo com um comunicado da Associação ModaLisboa, não irão ser apresentadas no Pátio da Galé, entre os dias 08 e 11 de março, as coleções para o próximo inverno de Ana Salazar, da dupla Alves.Gonçalves e de Aleksandar Protic.

“No caso da marca Ana Salazar, na qual a designer Ana Salazar desempenha unicamente funções de direção artística, a sua ausência nesta edição resulta de um conjunto de dificuldades que a empresa atravessa já há algum tempo”, refere a nota.

Ana Salazar é presença assídua no certame, tendo integrado o grupo de designers da primeira edição, realizada a convite da Câmara de Lisboa em 1991, no Teatro Municipal São Luiz.

Ainda de acordo com a organização da ModaLisboa, também Aleksandar Protic e Alves.Gonçalves não irão participar na próxima edição, mas “por razões decorrentes de reorganização empresarial e entrada de grandes encomendas, que no atual período socioeconómico representam uma prioridade para as marcas em questão”.

José Manuel Gonçalves, que em conjunto com Manuel Alves forma a Alves.Gonçalves, disse à Lusa que a participação “foi de facto cancelada, por motivos que se prendem com compromissos comerciais e contratuais inadiáveis”.

No entanto, a coleção para o próximo outono/inverno será apresentada em “data brevemente a anunciar”.

Esta não é a primeira vez que a dupla apresenta coleções fora do calendário da semana de moda da capital ou, ainda que inseridos na iniciativa, fora do local onde decorre o certame.

A Lusa tentou obter esclarecimentos de Ana Salazar e Aleksandar Protic, mas até ao momento tal não foi possível.

A organização da ModaLisboa esclarece que “endereçou o convite para apresentação das coleções aos criadores que integram regularmente o calendário de desfiles” e “entende as razões apresentadas”, subscrevendo que “a sanidade económica das marcas é fundamental, ainda que isso represente não participar numa edição, situação que já aconteceu no passado”.

Os custos estruturais dos desfiles, com os manequins, cabelos, maquilhagem e convites, são assegurados pela organização. Os custos de produção das coleções ficam a cargo dos designers de moda ou das marcas que representam.

O calendário da 38.ª edição da ModaLisboa, que decorre sob o tema Freedom (Liberdade), inclui a apresentação das coleções de Alexandra Moura, Dino Alves, Filipe Faísca, Katty Xiomara, Lidija Kolovrat, Luís Buchinho, Maria Gambina, Miguel Vieira, Nuno Baltazar, Nuno Gama, Pedro Pedro, Ricardo Dourado, Ricardo Preto, Valentim Quaresma e White Tent. No âmbito da plataforma LAB, serão apresentadas as propostas para o próximo inverno de Daniel Dinis, Marques Almeida, Os Burgueses, Ricardo Andrez, Say My Name e Vítor.

A 38.ª edição da ModaLisboa decorre de 08 a 11 no março no Pátio da Galé, no Terreiro do Paço.

15 de fevereiro de 2012

@Lusa

 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.