Comprar lâmpadas fluorescentes
Se todas as casas trocassem as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, era o equivalente a tirar quase um milhão de carros das estradas. Caso não goste da cor das lâmpadas fluorescentes pode sempre utiliza-las na despensa, cave ou casa de banho da sua habitação.
Desligar o computador
Se toda a gente desligar os seus portáteis, computadores e outros dispositivos em vez de os colocar em sleep mode é possível economizar energia.
Fechar a água quando lavar os dentes
Se fechar a água sempre que lavar os dentes, que equivale a três vezes por dia, é possível poupar 20 litros de água por dia.
Fazer menos impressões
Tendo em conta as toneladas de papel que se gastam diariamente, uma boa forma de contornar esta situação: passar a imprimir dos dois lados em vez de duas folhas separadas.
Evitar usar a máquina de secar
Se optar por secar parte da sua roupa ao ar livre vai estar a poupar uma batelada de energia e fazer com as peças durem mais tempo.
Pensar duas vezes na hora de comprar fraldas
Estima-se que até os filhos poderem usar a sanita, os pais gastam cerca de 8 mil fraldas, o que se traduz em 3 mil toneladas de lixo produzidas anualmente. Na hora de ir às compras opte por fraldas feitas a partir de materiais biodegradáveis e mais amigas do ambiente.
Ser vegetariano uma vez por semana
O mais provável é desconhecer o facto de que para se produzir um quilo de bife são necessárias centenas de litros de água. Ao optar por uma refeição vegetariana está a contribuir para a proteção ambiental e um estilo de vida mais saudável.
Fazer máquinas de roupa em água norma
Se optar por água norma ou fria sempre que lavar a roupa na máquina é possível poupar 100 mil barris de petróleo.
Poupar nos guardanapos
Em média, cada pessoa utiliza seis guardanapos por dia, um número que ultrapassa os 2.200 no final do ano.
Apostar na reciclagem do vidro
O vidro reciclado é capaz de reduzir a poluição do ar em 20% e poluição da água em 50%. O vidro não reciclável pode levar milhões de anos a decompor-se.
Reciclar jornais
A mesma regra aplica-se aos jornais. Se contribuir que pode ajudar a salvar mais de meio milhão de árvores por semana.
Usar papel de embrulho alternativo
Em vez do tradicional papel de embrulho, dê asas à imaginação e comece a oferecer presentes embrulhados em desenhos feitos por si, em pedaços de pano ou até mesmo folhas de jornal.
Dizer não à água engarrafada
Tendo em conta as centenas de anos que se levam a decompor, as garrafas de água são um dos principais amigos da natureza. Em vez de comprar garrafas no supermercado, opte por começar a beber água da torneira instalando um filtro na sua habitação.
Reduzir o número de banhos
Se é daquelas pessoas que adora banhos de imersão mas quer ajudar o ambiente, comece a tomar duche. Assim consegue poupar o dobro da água utiliza num banho de imersão e poupar mais energia.
Evitar passar os pratos por água
É um dos passos comuns para quem tem máquina de lavar a loiça na sua casa. Mas sabe que saltar este processo e colocar os pratos diretamente na máquina o pode ajudar a poupar 80 litros de água por lavagem.
Tomar banho com o seu parceiro
Uma boa forma de economizar água e de passar tempo de qualidade com a sua cara-metade.
Plantar uma árvore
É uma boa ação e algo fundamental para a proteção ambiental.
Usar o sistema cruise control do seu carro
Caso disponha deste sistema no seu automóvel, o Cruise Control pode ajudá-lo a poupar cerca de 15% no consumo de combustível.
Apostar nos artigos em segunda mão
Atualmente existem diversas lojas que vendem artigos em segunda mão, o que pode ser uma boa solução para quem tem filhos pequenos. Desde peças de roupa, a brinquedos passando por peças de mobiliário, esta é uma boa solução ambiental e para a sua carteira.
Fazer compras nos negócios locais
Para além de poupar energia na desolação que faz até à mercearia ou mercado local, está a contribuir para a economia local.
Evitar pedir bebidas em copos de papel/plástico
Atualmente já existem garrafas térmicas e diversos tipos de copos que permite aos clientes levarem as suas bebidas para o trabalho. Esta é uma boa forma de evitar usar copos de plástico e papel sempre que quiser um café para levar.
Desligar as luzes
Sempre que sair de uma divisão por mais de 10 minutos, apague as luzes. Para além de estar a prolongar a vida das suas lâmpadas, o ambiente e a fatura eletrónica agradecem.
Reciclar telemóveis antigos
Todos os anos, centenas de telemóveis antigos são encontrados em caixotes do lixo. Tendo em conta que contém materiais tóxicos é importante que se associe a um programa de recolha de telefones antigos contribuindo para o meio ambiente.
Dizer não aos isqueiros
Quantas vezes já não deu de caras com isqueiros no chão? Para além do tempo que demoram a decompor-se, o seu combustível é nefasto para a mãe natureza, por isso opte por usar fósforos.
Usar bilhetes eletrónicos
Tendo em conta que toda a gente tem um smartphone, já é possível colocar os seus bilhetes no telemóvel sempre que viajar. Uma boa forma de poupar papel.
Utilizar sacos em tecido
Todos sabemos que os sacos de plástico não são biodegradáveis, sendo nefastos para o meio ambiente. Por isso sempre que for ao supermercado comece a levar sacos em tecido para transportar as suas compras.
Comentários