Assim como parte das histórias infantis começa com um “Era uma vez”, normalmente a incursão por hábitos mais saudáveis ou responsáveis começa precisamente com crianças. Ou porque fomos pais e começamos a pensar em alguns assuntos de maneira diferente. Ou porque são as próprias crianças os agentes de mudança nos hábitos das nossas casas.
O caso da Bam&Boo é disso exemplo. Tudo começou quando os três sócios – Francisco Camacho, Fernando Ribeiro e Nuno Catarino – que se cruzaram em trabalho, em multinacionais, tiveram filhos. “Pensámos que tínhamos de fazer alguma coisa que tivesse um impacto positivo”, afirmou Francisco Camacho na apresentação à imprensa.
Essa mudança nas suas vidas serviu de ímpeto para a criação, em 2017, da Bam&Boo, com o lançamento de um dos produtos estrela: a escova de dentes de bambu, seguindo-se o fio dentário com carvão e a pasta de dentes natural. “Em 2017 ninguém falava em escovas de dentes de bambu, mas já se ouvia falar imenso em plastic waste”, revelou ainda, justificando a escolha de produto que deu arranque à Bam&Boo, sendo uma das primeiras escovas de dentes carbono zero do mundo.
“A nossa cultura funciona muito na base de resolver e não prevenir (um problema) e nós queremos mudar isso”, justificou ainda Fernando Ribeiro.
A marca que tem como base valores sociais, ambientais e económicos, oferece agora um leque de produtos naturais, sustentáveis cruelty-free, veganos e inovadores mais alargado - atualmente têm cerca de 30 produtos, divididos em mais de 70 referências -, com opções para rosto, corpo, cabelo, higiene oral e casa. Estamos a falar de produtos que fazem parte de uma rotina diária de cuidados pessoais (dentro dos seus best-sellers estão, além da escova e da pasta de dentes, desodorizantes, shampoos e sabonetes), mas que se querem mais sustentáveis e adequados às necessidades das famílias e do planeta.
Estamos também a falar de uma marca direcionada para a família ou o seu nome não estivesse dentro dessa dimensão. Ao contrário do que se possa pensar, Bam&Boo não vem de um trocadilho à palavra bambu, mas sim da conjugação da alcunha da filha de Fernando Ribeiro – a Boo – com Bam, que é a personificação do panda, que se alimenta de bambu, sendo um animal de força e ao mesmo tempo delicado, à semelhança da Mãe Natureza, como nos explicaram os sócios na apresentação da nova vida da marca.
Graças a esta aposta, conseguiram consolidar a marca. Com apenas cinco anos no mercado já atuam em mais de 60 países, graças à plataforma de e-commerce, sendo que 70% do negócio acontece a nível internacional, com países como o Reino Unido, Itália, Espanha e Irlanda à cabeça.
O ano de 2022 marca um novo passo na comunicação da Bam&Boo com o claim “Take Care” de forma a resolver três questões que os sócios identificaram: uma questão de saúde pública, uma vez que parte significativa dos produtos convencionais que se encontram supermercados podem conter ingredientes altamente nocivos para a saúde humana, nomeadamente para doentes oncológicos; uma questão ambiental, pois parte dos produtos de higiene pessoal acabam por ir parar a lençóis de água, mar ou à terra; e uma pretensão de criar produtos naturais que realmente funcionem, uma vez que a maioria dos produtos naturais pecam por não serem tão eficazes, resultando em possíveis más experiências para quem os consome.
Os produtos Bam&Boo encontram-se para venda no site da marca e também já estão disponíveis em lojas físicas Wells, Go Natural, Perfumes&Companhia, Aeroporto de Lisboa, Oceanário, Maria Granel, Loja do Shampoo, com pvp´s que variam entre 2,99€ e 18€.
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