Neste artigo o Dr. Finanças quer ajudá-lo a debater os prós e os contras do crédito, sempre consciente de que o que torna o crédito bom ou mau é a utilização que dele fazemos.

O que é o crédito?

Pedir crédito é pedir dinheiro emprestado. Pedimos para usar hoje o dinheiro que não temos na promessa de virmos a devolver o dinheiro e uma compensação por o utilizarmos. Na prática, estamos a antecipar o consumo, com todos os riscos e vantagens que isso pode trazer.

O que é um crédito bom?

Um crédito pode ser considerado bom ou positivo se permitir:

  • Reduzir custos – Um crédito habitação pode ser bom se nos permitir ter uma casa digna e confortável ao mesmo tempo que evita estarmos a gastar dinheiro a pagar uma renda a um senhorio;
  • Fazer face a despesas essenciais – Por exemplo, as despesas de saúde podem surgir rapidamente e de forma inesperada. Não estamos aqui a falar de despesas de alimentação e afins pois este será um sinal de perigos financeiros.
  • Investir e ganhar dinheiro – Existem investimentos e projeto criadores de valor que exigem um investimento inicial que não dispomos, pelo que o crédito poderá fazer toda a diferença.

O que é um crédito mau?

Anteciparmos o consumo do futuro para o presente poderá ser prejudicial se estivermos a:

  • Gastar dinheiro em bens perecíveis;
  • Investir em projetos de fraca qualidade;
  • Comprar produtos/serviços demasiado dispendiosos para o nosso orçamento familiar.

O crédito consolidado é bom ou mau?

Muito se debate sobre as vantagens e desvantagens do crédito consolidado. Na prática, se bem utilizado, o crédito consolidado poderá ser uma ótima ferramenta para a gestão das suas finanças pessoais. No entanto, tem de evitar um dos seus maiores perigos: entrar numa espiral de sobreendividamento que cria dívidas muito difíceis de eliminar.

Dicas para ter um crédito bom

Para ter o melhor crédito possível, sugerimos:

  • Pesquise diversas alternativas e negoceie com os bancos;
  • Tenha em atenção a sua taxa de esforço;
  • Pense duas vezes antes de pedir dinheiro emprestado;
  • Simule diferentes prestações para perceber se as consegue suportar.

Pedir crédito é uma tarefa de grande rigor e que deve ser feita com cautela e reflexão. Se quer saber mais detalhes sobre como conseguir o melhor crédito para si sugerimos a leitura do artigo “Crédito pessoal mais barato”. Deixe as suas dúvidas que o Dr. Finanças esclarece!

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.