Juntar os créditos todos

A consolidação de créditos mais não é do que juntar os créditos todos num só. Por outras palavras, pedir um crédito para pagar outras dívidas. Ao agrupar os diversos créditos irá conseguir simplificar a sua gestão financeira pois terá apenas de fazer um pagamento a uma única instituição financeira. Assim, a gestão do seu orçamento familiar sai simplificada e corre menos riscos de pagar comissões ou penalizações por atrasos de pagamento.

Quais as vantagens?

Ao consolidar os seus créditos irá conseguir reduzir as suas prestações. Se assim não for não seria vantajoso pelo que não faria o crédito. O crédito consolidado não deixa de ser uma opção sua. Ao nível das vantagens destacamos:

  • Simplifica a gestão do seu orçamento familiar;
  • Possível redução da taxa de juro média o que implica pagar menos juros todos os meses;
  • Redução da prestação mensal, o que permite libertar liquidez para fazer face a despesas essenciais ou mesmo para garantir que irá conseguir pagar todos os seus créditos.

A consolidação tem também desvantagens:

Do rol de desvantagens da consolidação de créditos destacamos duas principais:

  • Se não tem o controlo do seu dinheiro a redução de prestações poderá ser muito tentadora. O Dr. Finanças vê muitos casos em que o cliente faz um crédito consolidado e depois com a poupança mensal irá fazer um novo crédito, entrando assim numa espiral de sobre-endividamento e criando dívidas muito difíceis de eliminar.
  • O aumento do prazo do contrato poderá representar o aumento do montante total de juros a pagar.

A consolidação não traz apenas vantagens mas quando bem utilizada pode ser a diferença entre o sucesso e o insucesso financeiro. Poderá mesmo evitar que a pessoa venha a ter problemas financeiros sérios que resultariam em penhoras ou noutros problemas. Nunca se esqueça, contudo, que o que faz um crédito bom e um crédito mau é a utilização que dele fazemos. Veja aqui o que distingue o crédito bom do crédito mau.

Como saber quanto posso poupar?

Para saber quanto pode poupar com a consolidação dos seus créditos sugerimos que identifique o valor total em dívida em todos os seus créditos de curto prazo (cartão de crédito, crédito pessoal, conta ordenado). Identifique também o valor total de prestações que suporta mensalmente e, de seguida, aceda ao simulador de crédito consolidado, preencha o montante, o prazo desejado e obterá uma simulação para o seu caso específico.

Com elevada probabilidade irá conseguir poupanças mensais muito expressivas. Mas se não conseguir ver o seu crédito aprovado existem outras alternativas para reduzir as suas prestações. Veja, por exemplo, como é possível cortar várias centenas de euros nas prestações dos seus créditos.

Rui Bairrada