1 – Seja proativa: ofereça sempre mais do que lhe é exigido e mostre interesse por diversas tarefas ao invés de se concentrar numa só;
2 – Seja solidária com a empresa em tempos de crise: analise e proponha formas de a sua empresa ultrapassar os obstáculos. Nesta fase todas as ideias são bem-vindas;
3 – Favoreça o trabalho de equipa: ajude os colegas, marque reuniões, formais e informais, estabeleça uma rede e um espírito favorável ao trabalho e não à intriga;
4 – Seja uma comunicóloga nata: desenvolva essa capacidade com sensatez. Não force, pois senão o seu interlocutor vai perceber. Tudo tem de fluir: a forma de comunicar com o chefe, a abordagem aos clientes e a linguagem entre colegas;
5 - Respeite as hierarquias: conheça a cultura da empresa e quem faz o quê. Mesmo que o cargo não seja formal, há pessoas com muita influência dentro da sua empresa e é importante que saiba quais são;
6 – Organização: na sua secretária e na sua cabeça. Antes de terminar o dia deixe sempre tudo em ordem, nunca se sabe se um superior não aparecerá de surpresa e é importante que veja como tem tudo organizado;
7 – Escolha um trabalho difícil e assuma-o: nada pode fazê-lo brilhar mais do que agarrar aquele “pepino” que ninguém quer e mostrar eficiência. Será duro, mas…;
8 – Invista na imagem: olhe-se ao espelho e veja como pode transmitir uma imagem de competência. Peça ajuda a um especialista se for caso disso;
9 – Construa relacionamentos fora do escritório: porque não convidar os colegas para tomar um café nos intervalos ou depois do expediente? Revela que é uma pessoa afável e em quem a equipa pode confiar;
10 – Mostre personalidade: não seja um ‘yes man’. Defenda as suas convicções com atitude, mas sem ser casmurra. Atenção que está sempre a ser avaliada.
Comentários