De acordo com o dicionário de língua portuguesa, assiduidade significa a presença regular num local em que se tem o compromisso de permanecer cumprindo um horário previamente estabelecido, geralmente para trabalhar ou estudar. No verão, apesar do sol, do calor, das festas e dos dias mais longos serem um verdadeiro convite ao lazer, este conceito não pode ir de férias pois os negócios continuam e a crise não está para facilitismos.
Aliás, alguns, como os que estão ligados às áreas da hotelaria e restauração, assistem mesmo a um aumento do volume de trabalho. Independentemente do setor, importa manter a motivação dos colaboradores de forma a promover a assiduidade e anular a elevada percentagem de absentismo característica destes meses.
Para isso, a Transitar, empresa especializada em outplacement e processos de transição de carreira, deixa algumas dicas para estimular a assiduidade nas empresas durante os meses de verão. Estas são as regras que deve seguir:
- Dê o exemplo
Os gestores e os executivos devem ser os primeiros a dar o exemplo. É fundamental que mantenham os seus hábitos de pontualidade e assiduidade, mostrando que o cargo superior que ocupam não é uma desculpa para o ócio. Para os colaboradores, é muito importante sentirem que os seus chefes estão com eles, mesmo na época em que tanta gente está de férias.
- Valorize a importância do trabalho
Reforce a ideia de que o trabalho no verão é igualmente importante. As empresas podem definir internamente algumas gratificações para os trabalhadores que, durante este período, mantenham os seus padrões de assiduidade e produtividade elevados. Esta gratificação pode assumir a forma de um prémio salarial, ou outro benefício.
- Combata o absentismo
Relembre que o absentismo é, por norma, um problema complexo com várias causas. Como tal, nem sempre está associado ao abuso de um trabalhador. É importante procurar saber quais são as causas que levam os trabalhadores a não quererem ir trabalhar. Os novos valores geracionais, a falta de flexibilidade laboral e a falta de motivação e de um sentimento de compromisso estão entre as causas mais comuns, mas não são as únicas.
- Avalie cada caso individualmente
Não é sensato tentar resolver o problema do absentismo com uma solução genérica. Cada caso é um caso. Na abordagem ao problema é fundamental analisar em profundidade o perfil das pessoas que mais praticam o absentismo. Com uma informação completa é mais fácil pensar numa forma de atuar que possa resolver a situação.
- Flexibilize as tarefas
Alguma flexibilidade em termos de horários pode fazer toda a diferença no verão. Esta época é atravessada pelas férias escolares, e para muitos colaboradores (pais e mães) torna-se difícil encontrar com quem deixar os filhos durante os mais de dois meses de férias grandes.
Dar aos colaboradores uma maior margem em termos de horários, permitindo-lhes ajustarem o seu ritmo diário às suas necessidades familiares, denota preocupação com os elementos da empresa e responsabilidade social. Para além disso, pode traduzir-se não só em trabalhadores mais motivados para o trabalho durante o verão, mas também durante o resto do ano.
- Motive os que trabalham consigo
Esta será a medida mais importante para combater o absentismo. Motivar os colaboradores, mostrar-lhes que o trabalho deles é importante, procurar incutir-lhes o gosto pelo trabalho. No entanto, se isso falhar, é importante ter presente que nada obriga a empresa a manter um colaborador faltoso.
Veja na página seguinte: O que os colaboradores devem fazer
Aproveite as oportunidades
A crise económica está a reduzir o absentismo nesta época, mas continua longe de o resolver. No entanto, o momento pode ser uma boa oportunidade para melhorar e implementar medidas que reforcem o compromisso dos colaboradores, dar formação, e sobretudo transmitir esperança.
O que os colaboradores devem fazer
Também eles devem valorizar as tarefas que desempenham. O trabalho de verão é igualmente importante Como acontece em qualquer outra época, se o trabalho de um colaborador não for feito por ele, outro terá de o fazer. Além disso, devem também procurar resolver os seus problemas. As causas subjacentes ao absentismo de um colaborador não se resolvem sozinhas.
É importante falar com os superiores sobre o que se passa. Só assim será possível encontrar uma solução, que até
poderá servir para ajudar outros trabalhadores em situações similares. Marcar a diferença é outra das recomendações. Para conservar o posto de trabalho, sobretudo numa época de incerteza económica, a alternativa mais sensata é procurar ser mais eficiente e produtivo.
Uma atitude positiva e exemplar pode servir de motivação não só para o colaborador, mas também para os colegas. É importante ter sempre presente que a reputação de um colaborador segui-lo-à ao longo da sua carreira. Um trabalhador com reputação de absentista terá mais dificuldades em conseguir um emprego. É por isso fundamental manter a credibilidade profissional intacta.
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