Ser patrão de si próprio é a ambição, nem sempre assumida, de muitos. É verdade que, a avançar com um projeto seu, terá mais responsabilidades, mas também terá muitos benefícios. Ao fazê-lo, deixará de ter um emprego para ser o dono do negócio com que sempre sonhou. A partir daí, poderá fazer tudo à sua medida. Estas são 12 das principais razões que lhe vão dar (ainda mais) vontade de se tornar num empreendedor de sucesso:

1. Decide as horas que trabalha

É dono de todo o seu tempo. Por isso, se lhe apetecer fazer um almoço mais prolongado, não tem de estar preocupado com as horas. O seu patrão não lhe vai ligar a perguntar onde está. Se lhe preferir trabalhar durante a noite, por exemplo, como muitas vezes sucede, também não será controlado.

2. Trabalha um ambiente mais informal

Se lhe apetecer ouvir música alta enquanto trabalha, pode fazê-lo sem ser chamado a atenção. Até pode estar aos saltos ou a dançar aquela música que adora da rádio que ninguém lhe dirá nada...

3. Pode gerir o negócio em qualquer sítio

Gosta de estar sentado na cama a trabalhar com o computador em cima das pernas? Prefere apanhar sol enquanto trata de negócios? Se tiver um patrão, será mais difícil de o conseguir. Já se mandar em si próprio, tem total liberdade para o fazer.

4. A última palavra é sempre sua

Poderá construir o projeto da sua vida, tal e qual como sempre desejou, se reunir condições para isso. Criar um negócio que realmente o apaixona vai deixá-lo realizado. Em todas as decisões, a última palavra será sempre sua!

5. Não trabalha com quem não gosta

O grupo com quem trabalha é escolhido por si. Terá oportunidade de empregar pessoas com quem sempre quis trabalhar e criar a equipa com que sempre sonhou. Para trás ficarão todas aquelas pessoas com quem não gostou de trabalhar, muitas delas que até lhe fizeram a vida negra.

6. Acabam-se as explicações

O dinheiro do negócio é todo controlado por si. Pode gastar e investir o que quiser no que quiser, desde que as decisões que tomem sejam racionais e inteligentes. Nesse caso, não terá que dar justificações a ninguém.

7. Pode fazer férias sempre que lhe apetecer

Não quer trabalhar à sexta-feira porque lhe dá jeito tirar o dia para tratar de assuntos pessoais? Não trabalha! O que referimos em relação às horas também se aplica aos dias de semana e às férias. A desvantagem de estar por conta própria é que, apesar de não ter de dar justificações a ninguém, também não pode menosprezar as suas tarefas.

8. Deixa de ter dress code

Pode vestir-se como quiser que ninguém vai olhar de lado. Pelo menos à sua frente não haverá comentários! Se quiser ir trabalhar com um estilo informal nos meses de maior calor, de calções e chinelos, só a si lhe diz respeito.

Veja na página seguinte: Outras razões que também podem ser motivadoras

9. Acabam-se as desculpas e as justificações

Não tem que se preocupar em estudar a melhor resposta para dar a um chefe, pois essa resposta tem que dar apenas a si próprio. Mesmo com aqueles colegas que fazem perguntas indiscretas, não vai ter mais que se preocupar.

10. Perde o medo

Sabe aquele receio de ser despedido porque um dia lhe correu menos bem? Vai deixar de o ter... A menos que se demita a si próprio!

11. Aumenta as suas competências

Ao gerir um negócio seu, terá mais responsabilidade e terá de procurar naturalmente respostas para os problemas com que passa a lidar. Por isso, ficará mais sábio, apto e resistente a certas situações. Mesmo que haja momentos em que lhe apetece deitar tudo a perder, sabe que não o pode fazer pois é o responsável máximo pelo negócio. Nessas alturas, a resistência e a força de vontade vão vir ao de cima e sentir-se-á motivado para seguir em frente.

12. Cria um legado

Ao desenvolver um projeto seu, se este correr bem, vai deixar um legado, que pode ser acompanhado e prosseguido pelos seus filhos ou familiares. Quando já estiver reformado, ou até mesmo antes se fazer essa transmissão antes de chegar a essa fase, muitas pessoas vão agradecer-lhe por toda a ajuda que lhes deu, além de enaltecer o seu empenho e dedicação.

Texto: Sara Chaves

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.