Para poder poupar nas suas férias e agarrar uma boa oportunidade, há várias ferramentas que permitem comparar preços de hotéis, aparthotéis, casas privadas e outras opções. Contudo, como saber que fizemos uma boa escolha?

Deixamos aqui alguns pontos que deve ter em conta:

1. Refeições incluídas

Quando estiver a reservar o seu alojamento, verifique se o pequeno-almoço está incluído. Atualmente, alguns estabelecimentos cobram o pequeno-almoço à parte, por dia, por pessoa.

5 motivos para não comprar um determinado imóvel
5 motivos para não comprar um determinado imóvel
Ver artigo

Para além de verificar se tem pequeno-almoço, veja se o preço compensa. Pode estar a pagar mais dentro do alojamento do que fora e as quantidades e qualidades da refeição não serem as esperadas. Para o seu orçamento familiar, contemple estas despesas extra em refeições, incluindo o pequeno-almoço. Por vezes, compensa mais apostar em cafés locais, pois poderá escolher o que pretende para o seu pequeno almoço e conhecerá melhor o comércio e as pessoas locais.

2. Veja fotografias do local

Em qualquer plataforma de comparação de alojamentos, pode verificar as fotografias do local e aconselhamos que veja as fotografias de várias divisões. Quartos, área exterior, bar, jardim, hall de receção - veja o local onde poderá ter férias antes de fazer a reserva. Pode ainda compará-las com fotografias no Google ou do próprio website oficial do estabelecimento. Assim, terá uma real perceção do espaço.

3. Hotel ou alojamento local

Há uns anos atrás, os hotéis dominavam os alojamentos de férias, mas agora já tem outras alternativas com o alojamento local e os hostéis. Quando escolher entre um ou outro, adeque a sua escolha ao tipo de férias que irá fazer. Se tem umas férias curtas e quer passear muito, escolha um hotel com a comodidade necessária. Se quer estar mais perto do centro da cidade, utilize um alojamento local. Se tem umas férias mais prolongadas superiores a duas semanas, pense em reservar uma casa para si e para a sua família, pois poderá ter uma maior poupança por noite e também poupar em alimentação.

4. Ter mais ou menos conforto

Quando viajamos queremos explorar locais mas também queremos ter conforto. Na escolha do seu alojamento, pense no seu programa de viagem.

5 passos fundamentais para poupar em telecomunicações
5 passos fundamentais para poupar em telecomunicações
Ver artigo

Quer passar os dias a passear ou prefere ter momentos de descanso e aproveitar o conforto que o alojamento lhe confere? Veja nos websites as várias fotografias do local e serviços disponíveis e escolha um alojamento adequado aos seus cuidados pessoais e que lhe permita descansar no final do dia.

Não se esqueça de verificar os comentários de outros utilizadores! Os comentários de outros hóspedes podem-lhe dar uma ideia sobre a limpeza, o conforto, o atendimento e o espaço das divisões. A segurança e o conforto são muito importantes especialmente em época de férias.

5. Poupança extra: reserve diretamente com o alojamento

Quando pesquisar pela melhor opção, pode utilizar websites agregadores de alojamento pois comparam locais e preços em apenas segundos, podendo assim encontrar as melhores oportunidades. Contudo, lembre-se que estas empresas cobram uma comissão ao alojamento por cada cliente angariado e podem ter preços mais elevado. Assim, quando tomar a sua decisão, contacte o alojamento para confirmar se ainda há disponibilidade e qual o preço atual. Em algumas situações, poderá obter uma reserva num sítio que indicava já estar esgotado e até ter um preço inferior, pois elimina as taxas de intermediação.

Prepare as suas férias de sonho com pequenas dicas que o podem ajudar a poupar tempo e dinheiro!

Dica do Doutor

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.