1. Esteja atento à concorrência

Ter subscrito um serviço de telecomunicações não significa que deixe de estar atento à oferta das operadoras concorrentes à sua, pelo contrário. Conhecer os serviços oferecidos pela concorrência vai permitir-lhe ter maior poder de negociação relativo ao próximo serviço contratado ou mesmo no seu atual contrato. Assim, esteja atento e aborde a sua operadora na perspectiva de obter melhores condições.

  1. Ajuste o serviço às suas necessidades

Com o passar o tempo as suas necessidades certamente que se foram alterando. Teve um filho e quis acrescentar um canal específico à sua lista ou precisou de aumentar a internet móvel, são dois bons exemplos. Assim, deverá analisar regularmente as suas necessidades e perceber como pode adaptar o seu serviço, por forma a que não perca dinheiro em valências que não utiliza e tenha tudo o que precisa.

  1. Verifique a validade das promoções aplicadas ao seu pacote

Muitas vezes subscreve um serviço ao qual se aplica uma determinada promoção se estiver fidelizado por um determinado número de meses. Nestes casos aconselhamos a que esteja atento ao prazo da fidelização e da promoção, pois eles podem diferir. Se a promoção que lhe foi oferecida tiver um prazo maior do que a fidelização, as operadoras vão dar-lhe a entender que vai perder a promoção se não continuar fidelizado. Contudo, o prazo da promoção mantém-se mesmo que o seu período de fidelização se tenha esgotado. Analise o seu contrato, pois o espaço de tempo em que não está fidelizado pode ser importante para tomar uma decisão relativamente ao novo serviço a adquirir.

  1. Aprenda a dizer não

Quando procurar um serviço de telecomunicações vai ser abordado por muito comerciais que vão tentar vender-lhe muito mais do que precisa e certamente vai sentir-se tentado. Assim, sugerimos que saiba exactamente o que precisa e que se prepare para dizer não ao que não precisa, sobretudo se lhe tentarem vender algo através do telefone.

  1. Utilize o simulador Anacom

A Autoridade Nacional de Comunicações dispõe de um simulador que pode utilizar para comparar os preços dos serviços de acordo com as suas necessidades e zona onde se encontra. Desta forma, poderá dirigir-se às operadoras já com uma ideia dos preços de cada uma e poderá negociar de acordo com os mesmos.

A poupança também pode estar em pequenas ações como negociar o seu contrato de telecomunicações. Faça o mesmo com outros serviços que subscreva, nomeadamente seguros de saúde ou ginásio,  por exemplo. Se conseguir negociar todos os seus serviços, ainda que os montantes poupados lhe pareçam poucos, vai ver que todos juntos vão ser mais do que pensa.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.