Todos temos o mesmo sonho: poupar! Mas também a mesma dificuldade de não conseguir fazê-lo. Em tempos de muita instabilidade económica, nem só de presente vive o nosso dinheiro e por isso saber poupar é uma das missões mais importantes mas também difíceis de colocar em prática. Mas há sempre barreiras que nos impedem de ganhar dinheiro, por isso saiba quais são e comece já a poupar com estas dicas:

Não ter objetivo
A barreira está, muitas das vezes, alocada ao que aconteceu no passado e agir perante o que já passou, em vez de se pensar o que se quer no futuro. É importante que tenha uma visão precisa do que quer fazer com o seu dinheiro, isto é, estabelecer uma meta específica para poupar, planear e estipular para onde quer que vá o dinheiro.

Não ter disciplina
A fórmula é simples: poupe mais, gaste menos! A questão é que para que esta máxima resulte é necessário que se autodiscipline e tenha autocontrole sobre as coisas. Deverá aprender a identificar o que o leva a consumir mais e a refrear os impulsos. Nunca chegará a lado nenhum se o seu estilo de vida for gastar tudo o que tem ou começar a gastar mais só porque teve um aumento, por exemplo. O ideal será que, assim que receba o seu vencimento, coloque de parte cerca de 10% mesmo antes de liquidar as suas contas mensais normais. Ao início poderá ser algo mais complicado de gerir, mas com o tempo irá aprender a viver sem esse valor.

Apavorar-se com a crise

Para aquelas que estão dispostas a economizar para investir, por incrível que pareça, são em momentos de recessão que conseguimos as melhores oportunidades. Para aquelas que estão possuem a possibilidade de investir estude bem qual o melhor negócio e lembre-se que deve investir em algo que lhe traga retorno financeiro, obviamente, mas também do qual perceba e goste.

Comprar motivado pela emoção

Todos nós somos influenciados, em maior ou menor grau, pela ansiedade ou insegurança. Estas duas características tão recorrentes em praticamente todas as nossas decisões são capazes de minar qualquer oportunidade de economizar para começar ou melhorar algum investimento. Perguntar-se se vale à pena é fundamental para não meter os pés pelas mãos, pois muitas vezes somos levados pelo impulso e pela emoção na hora de comprar. É importante não deixar que a pressa e a impulsividade influenciem negativamente nos seus objetivos, porque desta forma todas as suas economias irão por água abaixo para satisfazer sonhos de consumo momentâneos.

Saiba também: Gostaria de ter um emprego destes?

Apps para as suas finanças

Falta de persistência e determinação
Há vários relatos de milionários que lidam com o fracasso e sucesso diariamente, por isso não julgue que para eles foi (ou é) sempre um mar de rosas. O que acontece é que foram pessoas que não desistiram ao primeiro percalço e insucesso. Não obstante, são pessoas que têm ou aprenderam o hábito de tomar rápidas decisões e estarem sempre prontos para decidir. Caso seja uma pessoa que demore a decidir ou tende a mudar a mesma com frequência, nunca será capaz de acumular dinheiro! Na senda, se à primeira derrota, ou até mesmo ser uma postura na vida, encarar sempre a mesma com negatividade nunca irá incutir e cativar à cooperação e esta é essencial para obtenção de poder.

Querer enriquecer através de meios ilícitos

O querer ganhar dinheiro fácil muitas vezes acaba por ser o motivo pelo qual se perde tudo o que já se conquistou. É importante ter algumas noções básicas de finanças e perceber que deve ganhar o seu dinheiro de forma justa e honesta.

Não arriscar
“Quem não arrisca não petisca!” já ouviu dizer?! Basicamente quem não arrisca tende a seguir aquilo que os outros estão a fazer ou a escolher e ter cuidado em demasia é quase tão mau como ser descuidado. Claro que a dúvida quando se fala de dinheiro e investimento é sempre o resultado final e é legítimo que haja receio, mas nada como calcular o risco, ser inteligente e começar aos poucos e com valores baixos.

Ter uma mente fechada
A tendência de alguém com uma mente mais fechada e conservadora relativamente a determinado assunto ou área é não dar o passo em frente. O ideal é que se mantenha atualizado nas mais diversas áreas, tenha novas ideias e pense onde pode inovar. Para isso nada como se expor a a outros grupos de pessoas sem ser os da zona de conforto e dar valor a outras ideias.

Não ter educação financeira

Culturalmente não damos atenção à educação financeira, não é algo ensinado dentro de casa, nem mesmo nas escolas. Por isso é importante que as pessoas procurem livros, aplicativos e profissionais que possam ajudá-las na criação de noções básicas para controlar as finanças pessoais.

Leia mais: Convença o seu chefe a deixá-lo trabalhar em casa

Quer ser uma blogger de moda?

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.