As vantagens para si são muitas: menos stress no trânsito, mais economia nos transportes e por vezes no almoço e o conforto do sofá... Trabalhar em casa tem uma série de vantagens e, em muitos casos, realmente funciona. O problema é que o home office ainda está relacionado a pontos negativos e há muitas empresas e principalmente chefes que ainda não estão preparados para o conceito. No entanto cada vez há mais adesão a esta nova forma de trabalhar, por isso siga as nossas dicas e convença o seu chefe:

  1. Analise bem o home office

Antes de propor a ideia convém verificar se tem em casa tudo o que necessita para trabalhar: pc, internet, telefone, etc... Convém também que tenha um cantinho para o trabalho, para poder organizar e arrumar as suas coisas. Não significa que por vezes não possa utilizar o sofá, a mesa de refeições ou mesmo a cama para trabalhar, mas é importante ter um espaço próprio para o efeito.

  1. Mostre trabalho

Antes de pedir isto, tem de mostrar trabalho bem feito. Quando apresentar bons resultados no trabalho, encontrou a altura ideal para fazer um pedido ao seu patrão, seja pedir um aumento, ou pedir para trabalhar por casa (o que pode acontecer mais facilmente do que o primeiro pedido). Transparecer segurança é um ponto importantíssimo, e só assim o seu chefe lhe dará esse voto de confiança.

  1. Economizar tempo

Se demora uma hora a ir e voltar do trabalho exponha isso ao seu chefe. Quem sabe não dá para converter esse tempo inútil em mais produtividade? Leve propostas nesse sentido.

  1. Economizar dinheiro

Calcule quanto você gasta para trabalhar fora de casa e avalie se está disposto a ajustar o seu ordenado. Se a resposta for "sim", então essa é uma grande carta que você tem na manga! Outra coisa: se não usar o espaço físico da empresa, automaticamente o seu chefe tem menos gastos com energia, água, telefone, materiais de escritório e até café.

  1. Qualidade de vida

O stress do trânsito e dos transportes públicos são coisas que fazem parte da vida de quem trabalha longe de casa. E esse stress pode ser prejudicial para o seu trabalho. Chefes inteligentes sabem que a qualidade de vida se reflete diretamente no rendimento dos funcionários.

  1. Horários alternativos

Este ponto não se aplica a todos os trabalho, mas em alguns casos é válido argumentar que costuma ser mais produtivo à noite, por exemplo. É realmente necessário trabalhar das 9h às 18h ou pode tornar os seus horários mais flexíveis? Analise esse aspeto e, se possível, use-o a seu favor.

  1. Comece aos poucos

Comece por propor um home office parcial, começando apenas com um dia por semana, e depois uma semana por mês e por aí adiante. Alguns chefes já concordam que se passe a manhã a trabalhar em casa e se vá ao escritório apenas à tarde, por exemplo. Veja qual a abertura do seu chefe e faça a sua proposta. E claro: depois cumpra sempre aquilo a que se propôs e mostre o quão rentável pode ser a partir de casa.

  1. Ideia de modernidade

Cada vez mais as empresas são flexíveis quanto à forma de trabalho, modificando a forma tradicional de trabalho no local, sempre que possível. O seu patrão vai querer que a empresa faça parte de um leque de empresas modernas e exemplares, pelo que tem de colocar esta carta da modernidade também em cima da mesa.

  1. Foco

Explique ao seu chefe que por vezes trabalhar num ambiente sem grandes distrações à sua volta poderá ser muito mais benéfico para a sua rentabilidade. Muitas vezes no ambiente de escritório há muitas distrações criadas pelos colegas de trabalho, campainhas ou telefones a tocar, etc... e que em casa pode ter um ambiente mais limpo. Mas atenção: tem de manter o seu foco bastante direcionado, porque em casa também há outro tipo de distrações, como as lides domésticas, televisão, etc...