1. Mantenha a mente aberta para agarrar novas oportunidades

Pode até ter delineado um plano de ação e objetivos para a sua evolução profissional mas, como se sabe, nem sempre (ou quase nunca) os planos são seguidos à risca. Por isso não fique “preso” ao seu plano e não feche as portas a novas oportunidades e desafios. Quem sabe se não são a chave para o catapultar para o sucesso. Mas claro, não se limite a aceitar tudo o que aparecer. Analise todas as ofertas que surgirem com cuidado.

2. Assuma novas responsabilidades

Não vai a lado nenhum se apenas se limitar às mesmas funções a vida toda. Se quer realmente progredir está na hora de se mostrar disposto a aceitar novas responsabilidades, novos papéis dentro da empresa e ir além das suas tarefas básicas.

3. Ponha mãos à obra

Se quer progredir o melhor que tem a fazer é trabalhar para isso e muitas das vezes envolve correr alguns riscos. Se não o fizer o mais certo é ficar exatamente onde está.

4. Adquira conhecimentos em várias áreas

Saber mais para além da sua área de trabalho é fundamental para o seu sucesso e para fazer a sua carreira evoluir. Explore outras áreas de trabalho que lhe interessem e que possam ser uma mais-valia para si.

5. Adapte-se

A flexibilidade e a facilidade de adaptação são duas das caraterísticas mais procuradas e valorizadas pelos empregadores, portanto mostre que é capaz de se ajustar a diferentes situações e/ou realidades.

6. Cultive bons relacionamentos

De pouco lhe adianta ter centenas de contactos no LinkedIn ou no Facebook se na vida real não consegue comunicar-se ou relacionar-se com as pessoas à sua volta. Claro, as redes sociais são ótimas ferramentas, mas não devem ser o seu único meio de trabalhar o seu networking. Aposte no contacto real, cara a cara, com os seus contactos profissionais. São esses que vão ajudá-lo a progredir profissionalmente.

7. Trabalhe em equipa

Qualquer empresa valoriza profissionais que saibam trabalhar em equipa e na hora de promover alguém, será aquele melhor colabora e/ou coordena um grupo de trabalho que vai ser chamado a subir “os degraus” do sucesso.

8. Mantenha as suas competências atualizadas

Parte da sua evolução profissional está nas suas competências, por isso é importante que esteja em constante aprendizagem, que adquira novos conhecimentos e competências e que se mostre sempre disposto a melhorar.

9. Aceite as suas falhas e fracassos e aprenda com eles

Todos os percursos de sucesso contam com alguns (se não muitos) fracassos pelo caminho. As falhas, fracassos e erros não são motivos de vergonha. Devem – isso sim – ser ferramentas de aprendizagem e melhoria.

10. Seja claro relativamente às suas aspirações

As suas chefias precisam de ver que, além de ser merecedor de uma promoção, está disposto a abraçar novos desafios e oportunidades.

http://www.e-konomista.pt/

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.