A nossa vida é composta por várias áreas. Áreas essas que são dependentes umas das outras, como um ciclo em harmonia, uma verdadeira roda viva.

E esta roda a que chamamos de Roda da Vida, como todas as rodas, tem a função de girar e, em cada volta, permite-nos avançar.

E se a roda não for circular, ela não consegue girar. Portanto, se as nossas áreas da vida não estiverem em equilíbro e harmonia, a nossa vida não consegue avançar.

Quando existe um bloqueio relativamente aos nossos objetivos, ou quando sentimos que não conseguimos avançar, devemos analisar a nossa Roda da Vida. Em Coaching esta ferramenta é usada para analisar exatamente onde estamos e o que temos de fazer para a nossa roda avançar.

Dá-nos uma visão a 360 graus da nossa situação atual, permitindo identificar qual a área que está a causar o desequilíbrio. Desta forma, temos a capacidade de criar objetivos que nos vão permitir reajustar a nossa roda e, de preferência, de acordo com a nossa visão de vida.

E como a podemos usar para encontrar o balanço que precisamos para a equilibrar e avançar com a nossa vida? Siga os próximos passos que a Life Coach Adelaide Miranda refere e encontrará a resposta.

Roda da Vida
Roda da Vida créditos: Adelaide Miranda

A roda representada acima é apenas um exemplo. Cada segmento pode ser alterado de forma a adaptar-se à sua situação. Os princípios básicos mantêm-se.

Vamos ao passo a passo:

1. Para cada segmento questione-se: “Numa escala de 0-10 quão satisfeita estou nesta área da minha vida?” Não pense muito, siga o seu instinto. Preencha cada segmento até ao nível que assumiu.

2. Analise o que preencheu e questione-se: Quão longe eu conseguiria ir com esta roda e como seria a minha viagem?

3. Escolha o segmento que está com o nível mais baixo.

4. Analise todos os sucessos que lhe permitiram chegar a este nível.

5. Questione-se: Se tudo fosse possível qual seria o nível que eu gostaria de atingir? Faça uma lista.

6. Compare a lista dos sucessos que lhe permitiram chegar ao nível em que está com a lista do que a levaria onde gostaria de chegar.

7. Visualize a sua vida ideal se já tivesse atingido o nível que quer. Sinta-se como se já o tivesse atingido.

8. Repare na lista que fez no ponto 5 e decida qual o próximo passo que a levará um ponto acima do nível onde está.

E assim, em 8 passos tem uma visão clara de onde está e o que tem de fazer para chegar ao próximo nível. Esta ferramenta é muito poderosa mas, a verdadeira questão é: porque motivo estava bloqueada? Qual a minha limitação? O que preciso fazer para colocar as ações que identifiquei em prática?

É aqui que o Coach entra. O Coach vai guiar o seu caminho até ao próximo nível e ajudar a direcionar a sua roda. Como? Ajudando a encontrar mais clareza, a libertar-se de hábitos de autossabotagem e a criar novos hábitos em linha com os seus objetivos, a colocar as questões que evita, a ser o seu apoio ao ultrapassar os seus objetivos… e muito mais!

O Coach é o seu guia, é a bússola que a vai manter em rota para garantir que chega ao seu destino.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.