Segundo o Dicionário a Língua Portuguesa, da Porto Editora, confrontar é:
"Fazer confronto, comparar, pôr defronte, acarear, estar defronte, confinar e defrontar, ficar frente a frente."

Na realidade, ninguém gosta de ser confrontado. Alguns de nós ficamos defensivos e hostis perante o confronto. Todavia e apesar de fugirmos da confrontação, temos a consciência que existem inúmeros benefícios, da confrontação na comunicação, como uma “ferramenta” extremamente útil que nos permite re-direcionar as nossas atitudes e comportamentos, isto é, todos nós precisamos de ser confrontados construtivamente quando necessário; somos seres limitados na autocritica e precisamos de feedback.

Confrontar:
Confronte com respeito e de uma forma construtiva.

Confrontar é ouvir.

Confronte com empatia; tente perceber os motivos do outro. Não tire conclusões precipitadas.

Confrontar não é humilhar; pelo contrário é você definir os seus limites na relação com o outro.

Ao confrontar utilize factos concretos e seja específico, evite generalizar.

Confrontar é ser genuíno, comece as frase com “Eu…” em vez de “Tu…”
Confrontar não é hostilidade e/ou agressividade.

Confrontar não é controlar a vida dos outros, por exemplo; prepotência, manipular e ser “paternalista”.

Confrontar promove e reforça honestidade e a confiança entre as pessoas.

Quem confronta, na realidade, devia também permitir ser confrontado. Confrontar é OK.

Confronte os outros, alargue os canais da comunicação permitindo também ser confrontado.

Creio que se fossemos mais sinceros, honestos e coerentes uns com os outros haveria menos preconceitos e haveria mais tolerância. Na comunicação, apesar das diferenças da personalidade, somos mais parecidos uns com os outros do aquilo que imaginamos.

João Alexandre Rodrigues

Addiction Counselor
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