As redes sociais vão-se revelando cada vez mais como mundos relativamente aos quais não conseguimos perceber o alcance e obviamente, sobre os quais temos muito pouco controlo. Por este motivo devemos ser conscientes quanto à informação que partilhamos com os nossos amigos do Facebook ou com os seguidores do Instagram, Twitter, LinkedIn etc. de forma a estarmos mais seguros. Num tempo em que a privacidade é uma realidade em vias de extinção, saiba o que deve ou não partilhar.
A regra essencial é: quanto menos detalhes melhor. Não partilhe informação que queira manter na intimidade ou que ache que pode ser usada contra si. Por exemplo, não deve partilhar fotografias dos seus documentos pessoais, uma vez que estas podem ser usadas para proceder a falsificações sem que disso se dê conta. Esta regra também é válida no que diz respeito a detalhes de contas ou cartões bancários, palavras-passe, números de telefone e endereços (de residência e trabalho). Por vezes a informação não precisa de estar explicita, escrita no seu mural ou perfil mas pode encontrar-se disponível através de fotografias frente à sua casa que indiquem a rua ou a localização. Também ligado a este ponto temos a partilha sobre destinos e datas de férias: quando partilhamos que estamos noutro local que não é a nossa casa e que mudámos a rotina, para alguém que esteja minimamente atento, esta pode ser uma ótima ocasião para um assalto à sua residência. Aconselhamos que partilhe todos os momentos felizes que passou a viajar quando chegar desses dias de descanso. A regra de evitar partilhar hábitos e rotinas não se aplica somente às férias: muitas vezes não resistimos a postar fotografias das conquistas dos nosso filhos mas, do que não nos lembramos é que estamos a divulgar os hábitos da família e a mostrar a todos onde costumamos andar e em que horários o fazemos.
Existe também outro tipo de preocupações que devemos ter como: desabafos sobre o trabalho. De certeza que muitas vezes apetece gritar ao mundo os problemas do seu dia laboral mas, lembre-se: corre sempre o risco destas publicações serem lidas pelo seu chefe ou de chegarem aos seus ouvidos por meio de colegas que leram o que escreveu. Para além de que pode estar a acabar com futuras oportunidades de carreira. O mesmo se aplica a insultos e mentiras e a imagens que consideramos engraçadas mas que no fim podem resultar em situações muito pouco divertidas: fotografias em estado de bebedeira, em situações estranhas, etc. Este tipo de conteúdo podem não ser bem interpretadas e manchar a sua reputação, por exemplo, no mundo empresarial.
Outros cuidados recaem sobre não partilhar conversas pessoais (a maioria das redes sociais tem a função de chat para que as pessoas possam manter as conversas privadas) e obviamente problemas amorosos são outro tema com o qual se deve ter cuidado. Para além de alimentar a cusquice das outras pessoas, fomenta a ideia de que todos se podem intrometer numa relação que não lhes diz respeito. Tente antes resolver os problemas a dois e nunca através da exposição publica.
As redes sociais entraram nas nossas vidas e vieram para ficar e, de forma a manter uma relação equilibrada com o mundo virtual, estes são apenas alguns cuidados que devemos ter em mente, sendo que o principal conselho é ter bom senso e consciência do que se está a partilhar.
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