Um dos ingredientes fundamentais, senão o mais importante, para um relacionamento saudável e profícuo entre pessoas é a confiança (família, parceiro/a romântico, filhos, colegas de trabalho, amizade).

Poucas pessoas foram ensinadas a confiar, da mesma forma, fomos ensinados a desconfiar. Criamos a ilusão de que sozinhos, a controlar, conseguiríamos obter aquilo que precisamos e queremos. Mas como é que se confia quando estamos embebedados pela ilusão do controlo? Confiar é mais fácil dizer do que fazer.

Quando as pessoas confiam umas nas outras é um bem precioso. Através da confiança mutua a relação é: honesta, dinâmica, íntima, existe compromisso e autonomia, comunicação ao nível dos sentimentos, liberdade de decisão.

Todavia, a confiança também é frágil, isto é, não existem garantias de que um dia não possa ser quebrada, por exemplo, pela traição. Consideramos que é difícil construir a confiança nos relacionamentos, mas é fácil de destruir.

Deseja construir a confiança à volta dos seus relacionamentos? Invista na integridade, defenda aquilo que acredita. Seja competente, você sabe aquilo que faz. Seja coerente, faça das suas palavras, as suas ações. Atitude, seja positivo/a e carismático. Tenha empatia e cuide das pessoas significativas à sua volta; eles são o seu tesouro. Na mesma proporção daquilo que der, irá receber em troca.

 

João Alexandre Rodrigues

Addiction Counselor
http://recuperarequeestaadar.blogspot.com
http://maisvaleprevenirdoqueremediar.blogspot.com
http://www.facebook.com/joaoalexx

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.