Qual o segredo por trás da proatividade? O que nos impulsiona para fazermos mil e uma coisas?

Ser proativo é sinónimo de disciplina. Ou seja, a proatividade está diretamente relacionada com a capacidade de fazer o que tem de ser feito, independentemente de tudo o que se passa à nossa volta.

Como ser então proativo? Como ter essa força de vontade, mesmo quando por vezes parece que não existem forças para aguentar nem mais um minuto?

Adelaide Miranda é Life Coach de Alta Performance e já publicou vários guias práticos sobre Desenvolvimento Pessoal. No Guia Prático da Proatividade, Adelaide enumera dez dicas que nos permitem ser mais proativos. Ficam aqui três dessas dicas que a Life Coach considera importantes, essenciais e obrigatórias.

Dica 1 – Descubra o seu propósito

O nosso propósito de vida é... descobrir o nosso propósito! Saber qual a nossa missão no mundo, o que nos preenche, o que nos move, é o ingrediente principal para sermos proativos.

Quando encontramos o que nos preenche e que, ao mesmo tempo, acrescenta valor aos outros, somos capazes de tudo.

Questione-se sobre o que o move. Descubra o que lhe dá energia. Perceba o que faz com naturalidade. Foque-se nestes três pontos e descobrirá o seu propósito.

Dica 2 – Saia da sua zona de conforto

Se ficar onde está... só ficará onde está. Não existe lugar para crescimento e, pior, há medida que o tempo avança e o mundo avança, vai ficando desatualizado.

A única forma de crescer e continuar no seu caminho é saindo da sua zona de conforto. Os desafios obrigam-nos a mexer.

O segredo é superar o que nos paralisa e seguir em frente. Como sair da zona de conforto? Lembrando que, saindo dessa zona estamos mais próximos do nosso propósito. Pensarmos na motivação que temos para seguir em frente.

Dica 3 - Não desista nunca

Ser proativo significa continuar, independentemente de… Como continuar? Não desistindo, nunca. Vendo cada “derrota” como uma lição, como uma oportunidade de crescimento.

O segredo é analisar o motivo pelo qual não atingimos o resultado esperado. O que poderíamos ter feito melhor? Poderíamos ter usado outros recursos? Ter pedido ajuda? Analise e siga em frente.

Sabendo que, com cada lição, está cada vez mais perto dos seus objetivos.

Não precisa esperar para colocar as dicas em prática. Outro dos segredos da proatividade é agir, não deixar para amanhã o que pode fazer hoje. Comece já! O que pode fazer hoje, para dar início a uma vida mais proativa?

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.