A broquiolite aguda é uma infeção das pequenas vias aéreas das crianças abaixo dos 2 anos de idade. As explicações são da médica Joana Martins, especialista em Pediatria.
Será que precisa de uma cura de sono? As crescentes evidências científicas não deixam margem para dúvidas. É essencial para o funcionamento do organismo e o nosso equilíbrio mental e, se não o valorizarmos, ficaremos em maus lençóis.
Esta doença afeta menos de um em cada 100.000 homens mas não é por isso que deixa de ser menos preocupante. Os sintomas que exigem precauções, os grupos de risco e as recomendações preventivas do urologista Nuno Monteiro Pereira.
Escolha não prescrever terapêutica antifúngica oral por suspeita de fungos nas unhas sem a confirmação de infeção fúngica, sobretudo numa criança. Uma recomendação de Colégio da Especialidade de Dermatologia da Ordem dos Médicos.
O testemunho de Luísa Torres, doente em remissão de mieloma múltiplo e responsável pelo projeto “Perto de si, pela sua Saúde!” da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL).
Os índios cherokees já usavam esta planta para tratar cálculos dos rins e da bexiga. O nome científico da variedade botânica mais utilizada em fitoterapia é Hydrangea arborescens. Os benefícios terapêuticos desta colorida flor.
No início de cada ano, renovam-se as promessas de comportamentos sãos e de hábitos salutares também. Estes são alguns dos que deve seguir ao longo dos próximos 365 dias. E em todos os outros também! O seu organismo agradece...
No início de um novo ano, além do planeamento de novas metas, pessoais e profissionais, inclua na sua lista de prioridades um check-up à sua saúde. Saiba quais são os que deve agendar e por que razões é que o(s) deve fazer rapidamente.
As doenças do aparelho respiratório têm uma elevada prevalência durante o tempo frio, representando, no seu conjunto, a terceira principal causa de morte no mundo. Em Portugal são responsáveis por cerca de 19% dos óbitos e a principal causa de internamento. Um artigo do médico António Carvalheira Sa
Existem exames a que uma pessoa com Doença Inflamatória do Intestino não pode escapar. Mas quais? E com que regularidade? Explicamos tudo em mais um episódio de "Dar a Volta à DII", desta vez com a ajuda da médica gastrenterologista Liliana Carvalho.
Apesar de muito comum nas épocas de maior frio, a tosse nem sempre se deve às gripes e às constipações. O médico Carlos Robalo Cordeiro, pneunologista, ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, esclarece o porquê.
Escolha não prescrever colírios que incluam corticosteroides para tratamento de olho vermelho se não estiver excluída a possibilidade de patologia que contraindique a sua utilização. Uma recomendação do Colégio da Especialidade de Oftalmologia da Ordem dos Médicos.
Escolha não iniciar o ato anestésico em doentes com comorbilidades significativas sem uma avaliação pré-operatória apropriada realizada em tempo útil e com apoio pós-operatório adequado às suas necessidades.
Escolha não continuar ou adicionar à prescrição medicamentos para administração a longo prazo, exceto se houver uma indicação apropriada e uma expectativa razoável de benefício.
É uma doença genética, congênita, de caráter autossómico e que resulta de mutações no gene que codifica o fator Von Willebrand, podendo afetar tanto indivíduos do sexo masculino como feminino.
O tratamento químico da pele pode ser um excelente aliado da sua derme. As explicações são da médica Ana Silva Guerra, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética.