Esta dor ocorre na parte inferior da coluna vertebral (coluna lombar), sendo que cerca de três em cada quatro adultos terão dor nas costas durante sua vida. Este número tende a ser agravado dado o envelhecimento populacional decorrente do desenvolvimento social e tecnológico.

O tratamento da dor lombar, nomeadamente a que é provocada pelo disco intervertebral, tem sido um desafio, não havendo até agora soluções eficazes.

A cirurgia efetuada para este tipo de patologia é a discetomia que consiste em retirar o disco e eventualmente colocar uma prótese, esta cirurgia está sujeita a vários tipos de complicações e tem uma taxa de sucesso de 70%.

Surgiu recentemente um tratamento denominado Núcleo Dessensibilização, tratamento esse que veio revolucionar o tratamento da Dor Lombar e que consiste na administração de uma nova substância no disco intervertebral, substância essa que interfere na produção de substâncias inflamatórias como o óxido nítrico e o monóxido de carbono.

Para além disso, esta nova substância destrói as terminações nervosas do disco fazendo com que este deixe de provocar dor.

Taxa de sucesso

A revista Pain publicou recentemente um trabalho que relata o uso desta substância no tratamento da dor lombar crónica discogenica através da sua administração intradiscal.

Este estudo foi conduzido na China e teve resultados surpreendentes, sem precedentes e sem paralelo na história na investigação da dor lombar crónica, mostrando-se eficiente em 90% dos casos.

Segundo os pesquisadores "o ensaio clínico indica que a injeção desta substância no disco lombar é um método seguro, eficaz e minimamente invasivo".

Acredita-se que esta substância interfira na produção de óxido nítrico e também apresente um efeito benéfico sobre os nervos em torno do tecido. A administração revolucionou o tratamento da dor lombar e utilizar a técnica cirúrgica para a dor tornou-se desnecessário.

As explicações são do médico Armando Barbosa, anestesiologista, especialista no tratamento da dor na Clínica PainCare.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.