Não há indicação para testar os genotipos de baixo risco de HPV no âmbito do rastreio do cancro do colo do útero ou no seguimento de doentes com resultados de citologia anormais.

A identificação de genotipos de HPV de baixo risco (que provocam os condilomas genitais ou alterações celulares minor no colo uterino) não está indicada porque estas infeções não estão associadas à progressão da doença, não alteram a gestão de cuidados ou o tratamento da doente e porque não há medidas terapêuticas específicas quando estes genotipos de HPV são identificados.

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Anatomia Patológica da Ordem dos Médicos

Recomendação subscrita por:

Colégio da Especialidade de Saúde Pública da Ordem dos Médicos

Mais informações em: https://ordemdosmedicos.pt/nao-pedir-testes-de-rastreio-para-os-genotipos-de-hpv-de-baixo-risco/

Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde é um programa global de Educação para a Saúde que tem como principal objetivo promover escolhas em Saúde baseadas na melhor evidência científica disponível, promovendo a utilização adequada de exames complementares de diagnóstico e reduzindo o número de intervenções desnecessárias, sem eficácia/evidência comprovada e/ou com uma relação risco-benefício desfavorável.

O programa Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde preconiza, além de informações dirigidas aos profissionais de saúde, a criação de materiais pedagógicos destinados aos doentes que transmitam as recomendações em linguagem acessível, de forma a promover a literacia em Saúde e contribuir para decisões partilhadas em Saúde.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.