Um conjunto alargado de reputados médicos especialistas reuniu-se num portal na Internet (www.segundaopiniaomedica.pt) com o objectivo de proporcionar aos portugueses a possibilidade de obterem uma segunda opinião médica sobre o seu caso particular, com toda a confidencialidade, em 72 horas. Maior acessibilidade aos cuidados de saúde proporcionado pelas novas tecnologias de informação.

No conforto da sua casa ou do seu escritório, vai poder, a partir de Julho, obter facilmente uma segunda opinião médica online, através de um portal na Internet, emitida pelos mais reputados médicos especialistas que integram o corpo clínico, permitindo-lhe complementar a informação sobre o seu estado de saúde, decidir mais esclarecidamente sobre os tratamentos a seguir e eliminar a dúvida, preservando a vida.

“É muito provável que com uma maior consciencialização e preocupação com os problemas de saúde por parte de uma população cada vez mais diferenciada, o indivíduo em situação de doença tenha dúvidas e questões pertinentes, muito particularmente quando confrontado com tomada de decisões importantes para a sua vida”, defende o Dr. João Olias, otorrinolaringologista.

O serviço inclui a possibilidade de enviar exames por upload a partir do portal na Internet, ou por correio expresso e a resposta chega também via Internet.

“As dúvidas surgem quase sempre nos casos em que o doente sente que o diagnóstico formulado pelo primeiro médico não estará correcto ou completamente esclarecido, quando duvida da informação que lhe foi fornecida depois dos estudos clínicos que conduziram ao diagnóstico, quando procura uma alternativa ao tratamento que lhe foi proposto ou, simplesmente, para confirmar que uma segunda opinião é coincidente com a que já tinha na sua primeira consulta”, acrescenta João Olias.

Encurtar distâncias

Um grande leque de especialidades e de clínicos estará disponível para responder às mais variadas questões. “Considero que o portal Segunda Opinião Médica tem a grande vantagem de as pessoas não terem de se deslocar e poderem esclarecer as suas dúvidas com toda a comodidade, apesar de sabermos que a dermatologia vive muito da presença física do doente e da visualização directa das lesões. Porventura, alguns casos poderão ter de ser reencaminhados ou serem vistos pessoalmente”, defende o Dr. Miguel Trincheiras, dermatologista.

É uma das grandes vantagens deste novo serviço. “Podemos imaginar facilmente a utilidade de uma opinião válida por um profissional experiente sem que seja necessária a deslocação do próprio domicílio, particularmente interessante nos casos de pacientes que residam em regiões afastadas dos grandes centros ou dos que estejam fisicamente limitados por deficiência ou pela própria doença; em última análise, auscultarmos as opiniões dos melhores centros ou dos centros de referência para determinada especialidade ou patologia, de qualquer ponto do Mundo”, acrescenta João Olias.

A nível profissional, os especialistas que integram o corpo clínico têm um grande desafio pela frente. “É um serviço novo e muito prático para que as pessoas possam, online e em tempo recorde, expor o seu caso através da história clínica e da apresentação de exames complementares de diagnóstico”, adianta Miguel Trincheiras.

Dúvidas dos pais

Para o Dr. Brito Avô, pediatra, este é um serviço muito útil para os pais de crianças que têm frequentes dúvidas sobre a saúde dos seus filhos. “É lógico e natural que na sequência de uma consulta me procurem com algumas dúvidas que eventualmente surjam. Acho perfeitamente natural que as pessoas procurem uma segunda opinião médica a propósito de determinado diagnóstico. É importante que haja este recurso disponível”, adianta.

O especialista considera ainda que “os pais estão muito familiarizados com as novas tecnologias, pelo que o êxito será garantido. Acredito que, pelas pessoas envolvidas no projecto, a qualidade da resposta será suficientemente boa para garantir que a Segunda Opinião Médica seja um site de grande sucesso em relativamente pouco tempo”.

Texto: Cláudia Pinto

A responsabilidade editorial e científica desta informação é do jornal

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.